.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Quinta-feira, 07 de Maio de 2009

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Nascem primeiras terneiras galegas no Vale do Taquari

Os produtores de leite da região do Vale do Taquari já podem conhecer as terneiras nascidas de vacas inseminadas com a primeira leva de sêmen proveniente da Galícia –Espanha.


Os produtores de leite da região do Vale do Taquari já podem conhecer as terneiras nascidas de vacas inseminadas com a primeira leva de sêmen proveniente da Galícia –Espanha. Em municípios como Arvorezinha, Paverama, Doutor Ricardo, Mato Leitão, Anta Gorda, Encantado e Arroio do Meio localizam-se as propriedades rurais onde podem ser vistos esses animais. Os touros foram selecionados por veterinários e técnicos locais que verificaram “in loco” a qualidade genética dos reprodutores durante viagem à Espanha em fevereiro de 2008. As terneiras nascidas comprovam tratar-se de animais com ótimas características: excelente aspecto visual, bom peso ao nascer (entre 43 e 50 kg), grande facilidade de parto, características de tipo marcantes, boa estrutura óssea, angulosos, notando-se bons índices de patas, cascos e aprumos, grande curvatura de costelas, boa capacidade para ingestão de alimentos. Quando iniciarem sua produção de leite, espera-se um ganho significativo de produtividade, não só pelas qualidades genéticas que carregam, mas também pelo choque sanguíneo positivo, pois assim quebra-se a consanguinidade dos rebanhos provocada pelo uso dos mesmos touros durante vários anos (monta natural) ou pela inseminação com o mesmo sêmen. Os animais recém nascidos fazem parte dos resultados decorrentes do convênio firmado entre o Codevat e o governo da Galícia, e vem somar ao trabalho de organização da cadeia produtiva do leite, visando o aumento da qualidade e da produtividade/vaca/ano. As diversas ações que o convênio compreende vêm para diminuir a exclusão do menor número possível de produtores rurais da atividade leiteira. Quanto à genética, o convênio Codevat/Galícia prevê a profissionalização e a disseminação do uso da inseminação artificial do rebanho leiteiro do Vale do Taquari, utilizando sistematicamente ferramentas como a avaliação morfológica, a ética e a transparência, assim como a possibilidade de o produtor de leite ter acesso ao sêmen de mais de um touro, a fim de que o resultado seja a introdução efetiva de aspectos que venham a melhorar todo o processo. Leite – Convênio Codevat/Galícia

216 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Anta Gorda - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.