Administração - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Cisternas em treze propriedades rurais

Um programa estadual de implantação de cisternas beneficiou 13 agricultores do município. A assinatura do contrato aconteceudia 2 de dezembroe a protocolação junto à Secretaria de Irrigação foi feita pelo Prefeito Municipal Vanderlei Moresco e pelo Secretário de Agricultura Vanildo Roman, no dia 3. Através deste projeto, o custo para a construção será dividido entre Estado e produtor (50% cada, no valor das lonas de polietileno de alta densidade, apropriadas para o revestimento das cisternas e para cobertura) e prefeitura (terraplanagem). O custo para a construção varia entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, dependendo da capacidade do reservatório. A maioria dos agricultores que aderiram ao projeto são produtores de suínos e bovinos, que devido à escassez de água em período de estiagem, optam por utilizar a água das chuvas para solucionar o problema. Segundo Roman, as construções deverão ter início em janeiro ou fevereiro. “Aguardamos o repasse do valor até o final deste ano”, informou. Dos municípios que aderiram ao programa – Anta Gorda, Ilópolis e Doutor Ricardo – Anta Gorda é o único a estar nas etapas finais do processo. Sobre cisternas A construção de cisternas que acumulam a água da chuva, estocando-a para os períodos de estiagem, é uma solução simples, relativamente barata, e que pode pôr fim à falta de água principalmente para o consumo de animais e para uso no cultivo de produtos que requer irrigação.