Administração - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Projeto Planetinha Saúde pretende sensibilizar

Anta Gorda foi escolhida entre os 46 municípios da região de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde para participar do Projeto Pedagógico e Cultural Planetinha Saúde em 2013. A iniciativa é da Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua) da Secretaria de Saúde do Estado. Os trabalhos serão direcionados à qualidade de vida da comunidade, através de atividades sobre educação ambiental nas escolas e com a comunidade em geral. A partir do projeto, serão realizadas ações como a limpeza do arroio Zeferino e de caixas d’água, concurso de redação e desenho e atividades recreativas como teatros. O objetivo principal é sensibilizar a população e mostrar que a boa qualidade da água para o consumo humano é indispensável para manutenção da saúde e os recursos hídricos devem ser preservados, evitando o desperdício. “Resolvemos limpar o lixo do rio pela importância do fato e para atender ao pedido de alunos de uma creche. Eles nos entregaram desenhos retratando o que viram em uma visita ao arroio”, conta a bióloga do departamento de meio-ambiente de Anta Gorda, Vanessa Dametto Lazzari. Ela acrescenta que, entre os intuitos também se pretende conscientizar sobre a importância de realizar a limpeza das caixas d’água em residências, vistoriar os reservatórios da rede pública, das associações e das escolas, realizar a limpeza interna e externa das caixas d’água da rede pública, associações comunitárias e das escolas e implantar cisternas nas escolas para captação de água de chuva. Para o lançamento, estiveram presentes, na tarde da segunda-feira, dia 16, no auditório da Unidade Básica de Saúde, o prefeito Neori Luis Dalla Vecchia, representantes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Terceira Coordenadoria Regional de Educação e das Secretarias de Saúde, Trabalho, Meio Ambiente, Educação e Administração de Anta Gorda. A Emater também apoia e será responsável pela coordenação para implantar cisternas e proteger fontes. Segundo a fiscal ambiental de Anta Gorda, Janaine Arossi, coordenadora do projeto, sem a consciência de que este recurso pode acabar, é comum encontrar pessoas lavando a calçada com a mangueira aberta sem necessidade, utilizando jatos d’água ou então escovando os dentes com a torneira aberta, desperdiçando água potável. Ela também afirma que muitas pessoas com acesso a águas de fontes resistem às águas tratadas. “Alguns não gostam do cloro na água, ele altera seu sabor, entretanto, é indispensável no combate aos microorganismos, e consequentemente melhorando sua qualidade”, fala Janaine. Através do Projeto Descobrindo Sabores, as nutricionistas da Secretaria de Educação, Danielle Cauduro e Débora Tubiana, uniram a proposta do Planetinha Saúde com hábitos de alimentação saudável. As profissionais, acompanhadas pela Extensionista da Emater, Marta Pin Rossini, usam vídeos educativos, rodas de conversas e brincadeiras. A pirâmide alimentar, com todos os tipos de alimentos, é apresentada, explicando o porque a água está no centro e é uma necessidade diária de todos. Elas já trabalharam com duas escolas e pretendem atender a todas até a VII Feira Municipal de Alimentação, no dia 18 de outubro. O Planetinha Saúde ocorre até dezembro e culminará também com atividades junto à Feira de Alimentação que ostentará o tema “Alimentação saudável x Água potável”.