Administração - Quinta-feira, -3 de -1 de -000

Noz pecan: Comitiva antagordense volta do México com expectativas

Seminário internacional da noz pecan pode ocorrer em 2014 em Anta Gorda.

Seminário internacional da noz pecan pode ocorrer em 2014 em Anta Gorda Entre os dias 13 e 18 de março, o prefeito de Anta Gorda, Neori Luis Dalla Vecchia, juntamente com o chefe da Emater do município, Fernando Selarayan, o engenheiro agrônomo ­­­Júlio Medeiros e os empresários da Agroindústria e Viveiros Pitol, Leandro e Lênio Pitol, participaram do 10º Congresso Internacional de Nogalero (Noz pecan), na cidade de Saltillo, província de Coahuila, no México. O Rio Grande do Sul também esteve representado por uma equipe da Universidade de Santa Maria (UFSM) que, através de uma palestra do antagordense Tales Poletto, expôs sobre a produção de nozes no Brasil. O México, ao lado dos Estados Unidos, é o berço das nozes, tendo a irrigação como aliada à produção. O prefeito Neori faz um comparativo falando do volume de chuvas, diz que o Brasil tem a vantagem de registrar volumes de aproximadamente mil milímetros ao ano, enquanto os mexicanos registram apenas trezentos. “Se hoje a produção deles é mais avançada é porque há anos de estudos por trás. Se nós aqui soubermos aproveitar a chuva da maneira correta, podemos avançar muito”, conclui Dalla Vecchia. Sobre os incentivos à produção em Anta Gorda, o prefeito Neori diz que volta da viagem muito mais convicto de que vale a pena investir. “A própria iniciativa da família Pitol está entusiasmando outros antagordenses a iniciarem com outras agroindústrias”, afirma. Neori também lembra que, em abril de 2014, ocorre, em Anta Gorda, a 5ª FestLeite e o ramo terá novamente seu espaço no salão da gastronomia e nos seminários, com o 3º Simpósio da Noz Pecan e a possível realização do 11º Congresso Internacional da Noz Pecan. “Nossa viagem também nos trouxe bons contatos e, ainda não está certo, mas tudo está sendo providenciado para o seminário internacional ocorrer aqui”, acrescenta o prefeito. Anta Gorda e o pioneirismo Dalla Vecchia conta que, na década de 70, Anta Gorda ostentou o título de capital nacional da nogueira pecan. O primeiro prefeito da cidade, Arminho Miotto, introduziu o cultivo, acreditando ser uma alternativa de renda aos produtores. Conforme registros da história, ele foi o primeiro incentivador da cultura no estado. Anos depois, doenças começaram a atingir as nogueiras, fazendo com que os antagordenses deixassem de lado a produção. Nos últimos anos, os plantios foram retomados, embasados em variedades mais produtivas e resistentes, e a noz pecan voltou a ser evidência em Anta Gorda. “Acreditamos no potencial das nozes e vamos lutar para que a história e a contribuição de Miotto seja reconhecida”, conclui. Atualmente há, em Anta Gorda, 300 hectares de nogueiras em produção e outros 700 em fase de crescimento. Segundo a Emater e o IBGE, 90 mil kg de nozes são colhidas ao ano, estando 235 famílias envolvidas na produção. A Agroindústria Pitol industrializa produtos à base de nozes pecan (naturais, doces e salgadas), atendendo aos turistas, em geral, com a venda de seus produtos.