Administração - Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2014

Programa Dissemina atenderá Anta Gorda

Os municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha e Poço das Antas, na região Vale do Taquari, são alguns entre os 62 contemplados na terceira fase do programa Dissemina, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro). O Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite – Dissemina, oferece gratuitamente sêmen dos melhores reprodutores de gado de corte e leiteiro para o melhoramento genético do gado bovino, através de inseminação artificial, para pequenos produtores rurais. A terceira fase do Programa será realizada com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que disponibilizou R$ 2,5 milhões para a condução do projeto. Com mais R$ 496 mil, oriundos da Seapa e da Fepagro, a terceira etapa do programa totaliza um investimento de quase R$ 3 milhões. Como funciona? O Dissemina disponibiliza, em regime de cessão de uso, um automóvel utilitário e um botijão de nitrogênio, além de distribuir doses de sêmen, a custo zero, e nitrogênio líquido a preço de custo. O público-alvo são os agricultores e pecuaristas familiares dos municípios conveniados. O Programa também prevê um curso de qualificação, conduzido pela Fepagro, para os técnicos responsáveis e os inseminadores dos municípios. A Fundação também fará o acompanhamento e monitoramento da ampliação da qualidade genética do rebanho bovino leiteiro e de corte. Os municípios que serão atendidos nessa fase foram definidos pelos próprios Territórios da Cidadania/Rurais do MDA, em reuniões e debates realizados com a Seapa e a Fepagro. Quinze Territórios da Cidadania serão contemplados nessa terceira etapa. “O Ministério tem todo o interesse na melhoria da cadeia de produção de leite, e o Dissemina atende exatamente a essa demanda. A cadeia do leite está em ascensão e pode maximizar o uso da pequena propriedade, gerando mais renda ao pequeno produtor, explica o delegado federal do MDA no Rio Grande do Sul, Marcos Regelin. Resgate das funções do Estado No ato de divulgação dos 62 municípios da terceira fase, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, disse que ações como esta só são possíveis porque o atual governo optou por recuperar as funções do Estado. “O Estado tem a obrigação de fomentar a economia, em especial a agropecuária, base de nossa economia, e particularmente o público da agricultura e pecuária familiar que, sem o apoio do governo, não tem condições de aumentar sua produção”, explicou Mainardi. Para o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, destaca, ainda, que a coordenação do Dissemina por um órgão de pesquisa como a Fepagro confere segurança técnico-científica em todas as etapas do programa: “é o braço da pesquisa chegando às comunidades, através da parceria com os municípios”, frisa. O projeto piloto, realizado com recursos do MDA, da Seapa e da Fepagro (R$ 1,5 milhões), contemplou 31 municípios. A segunda fase, com recursos do Ministério da Agricultura, da Seapa e da Fepagro (R$ 2,5 milhões), conveniou mais 59 cidades gaúchas ao Dissemina.