Administração - Quinta-feira, 19 de Março de 2015

Professores antagordenses conquistam o pagamento anual de 45 dias de férias

A Administração Municipal de Anta Gorda está regularizando o pagamento das férias aos professores contratados para lecionar nas escolas do município. O direito foi assegurado aos 27 docentes contratados em 2013 e aos 25 de 2014. O débito, referente aos dois anos, soma R$ 20.900,00 e, conforme a secretária de Administração, Marta Helena Dalpasquale, será pago até o final do mês. Ela ressalta que, “de agora em diante, os 45 dias de recesso serão pagos dentro do prazo regulamentar”. Conforme o plano de carreira municipal do magistério (lei 1.406/2005, art. 24), o profissional da educação, no exercício de regência de classe, tem direito a gozar, anualmente, de 45 dias de férias. “Tal artigo não estava sendo cumprido pelo município desde então, havia a lei que exigia, mas as administrações anteriores entendiam que era inconstitucional e pagavam apenas por 30 dias de férias. Ao assumir, me comprometi a pagar os 15 dias a mais em meu mandato e estou cumprindo com isso, nesse ano, quitando o que é devido de 2013 e 2014”, esclarece o prefeito, Neori Luiz Dalla Vecchia. O não pagamento, nos anos anteriores, motivou processos judiciais, que estão tramitando, contra o município. Salete Mucelin (56) faz parte dessa lista dos professores que reivindicam seus direitos. Ela leciona há 40 anos no município e comemora com a notícia. “Nossa classe, não considero melhor nem pior que a dos outros trabalhadores, mas acho que merece, afinal, como é meu caso, dedicamos nossa vida a ensinar, a educar. Já que a lei foi criada e aprovada, ela deve ser cumprida”, afirma.