Administração - Quarta-feira, 16 de Novembro de 2016

ESFs passam a oferecer assistência específica aos fumantes antagordenses

Após passarem por capacitação, as equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) 01 e 02 da Secretaria da Saúde de Anta Gorda aderiram ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) do Ministério da Saúde. Com ele, ações de prevenção e tratamento das pessoas tabagistas estão sendo realizadas tendo como objetivo melhorias na qualidade de vida da população. “Eu quero parar; Querer é poder” é o slogan das ações do ESF 02, que já iniciaram. No mês de março foram organizados encontros com fumantes nas comunidades do interior e, no último dia nove, com mais um grupo de interessados, no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS). Cerca de 30 pessoas participaram da palestra, ministrada pelo médico Gregório Espitia Cordero, e todas agendaram consulta médica para diagnósticos individualizados. O tratamento das pessoas tabagistas inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva e, se necessário, terapia medicamentosa. Os remédios disponíveis na UBS são oferecidos gratuitamente a quem participar do programa e consistem em adesivo transdérmico, goma de mascar e cloridrato de bupropiona. Conforme a enfermeira Marilusi Pitol, responsável pelo ESF 01, a equipe fez um levantamento prévio e constatou que, se adquirido em farmácias particulares, o tratamento custaria em torno de R$ 1,5 mil. “Mas é importante lembrar que nem todo caso necessita de medicação e que nem sempre a medicação vai resolver. Para a cura, 90% depende da força de vontade da pessoa, 5% dos medicamentos e 5% do apoio profissional”, acrescenta Elisangela. Ela informa que já há uma nova data para que outros fumantes também possam ingressar no programa. “Na quinta-feira, dia 24, às 19h30min, vamos ter mais uma palestra e cadastramentos. Escolhemos esse horário pois, durante o dia, muitas pessoas deixam de conhecer o plano de trabalho devido a seus trabalhos; assim, tanto moradores do centro quanto do interior, poderão tranquilamente participar”. Para quem pertence ao ESF 01 os encontros devem iniciar em dezembro. “Nosso projeto leva o título de ‘Fumo Zero’ e, na verdade, já vinha acontecendo há vários anos. A doutora Aline Benvenutti realizava consultas individualizadas receitando tratamentos, mas a diferença é que os pacientes precisavam pagar por seus remédios. Com a adesão ao programa podemos agora oferecer sem custo nenhum”, explica Marlusi. O trabalho segue as diretrizes da Portaria 571 de 2013 do Ministério da Saúde. Para mais informações é possível contatar as enfermeiras, na UBS.   BENEFÍCIOS PARA QUEM PARA DE FUMAR – Informações Do Instituto Nacional De Câncer José Alencar Gomes Da Silva (INCA) – órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora: Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor. Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida. Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade. Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram. Quanto mais cedo você parar de fumar menor será o risco de adoecer.