Administração - Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018

VACINAÇÃO FEBRE AMARELA, FIQUE POR DENTRO!

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Há duas formas de prevenção da febre amarela: A proteção coletiva e a Proteção Individual.

Proteção Coletiva: Como a transmissão urbana da febre amarela só é possível através da picada de mosquitos Aedes aegypti, a prevenção da doença deve ser feita evitando sua disseminação. Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como: caixas d’água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Além disso, devem ser tomadas medidas de proteção individual, como a vacinação contra a febre amarela. Em nosso município, a vacinação ocorre às terças e quartas – feiras. Horário 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00.             Quem pode tomar a vacina da febre Amarela? Pessoas que nunca tomaram a vacina antes; Pessoas que estão dentro da faixa etária compreendida entre 09 meses e 59 anos; Pessoas que não tem alergia ( prévia ou atual ) a ovo de galinha ou a algum outro componente da fórmula Pessoas  que não tiveram febre nos últimos 04 dias que antecedem a vacina; Pessoas que não tenham o sistema imunológico comprometido ( imunossupressão ) por qualquer motivo; Pessoas que estejam fazendo tratamento médico e queiram se vacinar mesmo assim, favor informar o vacinador para avaliação do caso; Pessoas acima de 60 anos que queiram se vacinar devem apresentar atestado ou receita médica; Lembramos que para quem viajar a vacina deve ser aplicada no mínimo 10 dias antes da viagem. Quem necessitar do Certificado Internacional de Vacina deve agendar atendimento em uma Agência da ANVISA para emissão do documento.