Administração - Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA – GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS

De acordo com o Planejamento anual de ações voltadas á saúde da população criança/adolescente, Programa Saúde na Escola (PSE) há muitos anos as equipes de saúde da família vem desenvolvendo atividades em parceria com a educação.  Atualmente deram início aos trabalhos primeiramente na ESCOLA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS com os adolescentes dos 8º e 9º ano.  Para melhor organizar o desenvolvimento as Enfermeiras trabalharam separadamente com público masculino e feminino, no intuito de aprofundar as particularidades de cada gênero. A Enfermeira Marilusi Pitol salienta que esta técnica tem contribuído para maior aproximação e diálogo com esses alunos, utilizando algumas didáticas importantes que além da explanação dos assuntos pertinentes a idade, realiza-se parceria com os professores para coletarem perguntas anônimas descritas em sala de aula e debatidas no encontro com as profissionais da saúde. Percebemos ainda que desta forma conseguimos avançar com diversas dúvidas e temáticas, que se fosse através de perguntas orais muitos não teriam essa liberdade por ser um assunto delicado ao se tratar de sexualidade e desenvolvimento reprodutivo. PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS: – Aparelho reprodutor feminino e masculino -Fases do desenvolvimento reprodutivo – Definição de Sexualidade, tabus, mitos – Gravidez na adolescência/ ABORTO/causas e consequências. – Doenças sexualmente transmissíveis (cuidados/prevenção/tratamento) – Principais Métodos contraceptivos (modo de usar/ cuidados/manejo) (demonstração de como colocar preservativo Masculino e Feminino “ – Dinâmica de questões orais e escritas anonimamente para sanar dúvidas em geral dos alunos. AS enfermeiras ainda salientam que o principal objetivo destes encontros é contribuir positivamente aproximando-se destes indivíduos possibilitando contribuir de alguma forma, sendo no melhor esclarecimento de algumas dúvidas, como também outras questões relacionadas ao desenvolvimento desta fase da vida.  Prezamos por um ambiente familiar em que os pais sejam responsivos e apoiem a necessidade de individuação do adolescente; – envolvimento em uma rede social de pares de sexo oposto e do mesmo sexo, que estejam em uma trajetória de desenvolvimento psicossocial saudável; No final dos anos de adolescência, no entanto, se tudo correr bem, o indivíduo adquire um senso de independência saudável e responsável, além de senso de identidade e a capacidade de desenvolver relacionamentos profundos e significativos. Embora o desenvolvimento psicossocial positivo seja construído a partir de uma base sólida na infância, as experiências durante os anos da adolescência também são importantes refletindo ações que muitas vezes perdurarão por toda vida.