Administração - Quinta-feira, 21 de Junho de 2018

PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO SATURADO COMPLETA 5 ANOS

PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO SATURADO COMPLETA 5 ANOS   Foi no ano de 2013 que o Município de Anta Gorda, através da Prefeitura Municipal, EMATER, Diamaju e Sicredi lançaram o programa de coleta de óleo saturado. Para comemorar o 5° ano do projeto, a coordenação realizou as seguintes atividades: - Reunião com as Agentes Municipais de Saúde, repassando informações e resultados do projeto. As Agentes de Saúde ficaram responsáveis por divulgar e relembrar o projeto junto as famílias, através da entrega de um flyer. - Foram realizadas visitas em todas as escolas municipais, estaduais e particular a fim de incentivar os alunos a dialogarem sobre o assunto com as famílias, e para lembrarem do caráter permanente do projeto, os alunos receberam uma régua com a logomarca do programa. - Foram confeccionados cartazes, os quais estão sendo distribuídos em locais de grande circulação, na área urbana, e também junto às comunidades. Saiba mais: O programa tem como objetivo realizar a coleta de óleo saturado, dando o destino correto, além de alertar e sensibilizar a comunidade sobre os prejuízos que o óleo de fritura causa ao meio ambiente quando descartado incorretamente e envolver a comunidade antagordense, através de ações de responsabilidade ambiental e social. Até o momento foram coletados 3.477 litros de azeite e banha, sendo no 1° ano: 625 litros; 2° ano: 890 litros; 3° ano: 787,5 litros; 4° ano: 500 litros; 5° ano: 684,5 litros. Observa-se que no terceiro e quarto ano houve uma queda na quantidade de óleo coletado, o que preocupou a coordenação do projeto no sentido de que a população pode pensar que o projeto encerrou. Entretanto, salientamos que o projeto é permanente, e a população pode entregar o óleo e a banha nos pontos de coleta durante todo o ano. Como coletar: o óleo vegetal (azeite) deve ser armazenado separado da gordura animal (banha). Colocar em garrafas PET de 2 ou 5 litros, limpas e secas. O óleo deve ser previamente filtrado a fim de reter partículas sólidas. Novidades: a partir deste ano, receberemos também o sebo, a banha velha (não utilizada / estragada) e a gordura vegetal hidrogenada. Reiteramos que cada tipo de gordura deve ser armazenada em garrafas separadas. Destino: todo o óleo coletado até o momento foi encaminhado para a empresa ECOÓLEO, localizada no Município de Arroio do Meio, que o utiliza para elaboração de novos produtos. Pontos de coleta: Escolas Municipais, Estaduais e Particular, e Hospital. Pequenos atos podem fazer a diferença na preservação da natureza. Faça a sua parte!