Administração - Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019

Descarte domiciliar de lixo perfuro cortante e contaminado, fique atento!!

Descarte Domiciliar de lixo perfuro cortante e contaminado. O descarte dos materiais perfurocortantes e contaminados utilizados no tratamento domiciliar do diabetes, ou outras patologias,  como seringas, agulhas, lancetas, tiras de glicemia, devem ser descartados em coletores ou recipientes específicos. O descarte inadequado, como no lixo doméstico comum, pode contaminar o meio ambiente e ferir os profissionais responsáveis pela coleta do lixo. No caso da ausência do coletor, deve-se adotar o uso de um recipiente caseiro com características semelhantes: material rígido e inquebrável, resistente à perfuração, de boca larga e tampa.  Confira alguns cuidados que devem ser levados em consideração: Manter o recipiente de descarte em local seguro, longe do alcance de  crianças e animais. Nunca descartar seringas, agulhas e lancetas no lixo comum ou em lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Quando o coletor ou o recipiente estiverem quase cheios (2/3 da sua capacidade total), recomenda-se fechá-lo. Busque orientação sobre como realizar o descarte corretamente no posto de saúde. Referências Diretrizes, Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016). Práticas Seguras para o Preparo e aplicação de Insulina. A.C. Farmacêutica: 2016; p. 256 – 266. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.160 p. il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36)