Administração - Sexta-feira, 28 de Junho de 2019

Anta Gorda recuperou posição e recursos do PMAQ

Recursos devem ser investidos na melhoria do acesso aos serviços de saúde, compra de equipamentos e qualificação profissional.

Anta Gorda recuperou posição e recursos do PMAQ   Depois de um intenso trabalho de organização e implantação de ações, Anta Gorda recuperou a pontuação e os recursos junto ao Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade PMAQ-AB.   O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.    O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 e em 2015, iniciou seu 3º ciclo com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica (Saúde da Família e Parametrizada), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas que se encontrem em conformidade com a PNAB.   A secretária de Saúde e Assistência Social, Anadir Canello Souza reforçou que como os recursos conquistados através do programa tem finalidade específica, a Secretaria é obrigada a investir no que prevê o projeto, que é a melhoria do acesso, a capacitação dos profissionais, a qualidade no atendimento e a aquisição de equipamentos específicos, que contam pontos. Anadir ressaltou que uma das equipes do ESF recebeu conceito muito bom, e recebeu o valor de R$ 8.262,02 porque contava com médico credenciado, e a outra, por não possuir médico credenciado ficou com conceito bom, e recebeu R$ 4.590,02, perfazendo os R$ 12.852,04, conquistados através do Programa.    “Estamos realizando um grande esforço para atender a demanda do programa, contamos com médico cadastrado e vamos contar com mais profissionais, estamos com novas enfermeiras e atuando para organizar todo o trabalho, comprovando cada ação realizada, para que possamos conquistar ainda mais recursos”, frisou Anadir que está trabalhando em uma série de melhorias dentro da unidade Básica de Saúde.