Administração - Terça-feira, 25 de Junho de 2019

Educação encara o desafio de proporcionar qualidade no atendimento básico

Atenta às demandas e exigências da sociedade moderna, a área da educação tem buscado ofertar qualidade na formação tanto de alunos como de professores

Educação encara o desafio de proporcionar qualidade no atendimento básico   A Secretaria de Educação de Anta Gorda trabalha de forma constante com a formação dos professores, seja através dos planos de estudos, seja através de formações continuadas. “A educação é um grande desafio para todas as administrações públicas. Porém a ignorância tem um custo muito maior.  Por isso, buscamos para a educação de Anta Gorda, um ensino que esteja de acordo com as exigências da sociedade atual”, ressalta a Secretária de Educação Doris Fellini Dallé”.   Tendo em vista este pensar, segundo Doris, busca-se uma educação que dê espaço e tempo de aprendizados de socialização, de vivências culturais, de investimento na autonomia, de desafios, de prazer e de alegria, enfim, do desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões.   Nossas escolas possuem seu Projeto Político Pedagógico que norteiam possibilidades e orientações a serem compartilhados entre professores, alunos e todos os integrantes deste processo. É uma ação coletiva, em que todos interagem politicamente em função das necessidades, dos interesses, bem como os objetivos comuns. Assim, busca-se um maior envolvimento e comprometimento na ação educativa, considerada responsabilidade de todos.   Com esta visão, a educação assume a missão de construir uma sociedade que possibilite a formação do cidadão crítico, consciente das perspectivas e possibilidades de transformação social.   Entre os princípios que norteiam a gestão na área da Educação estão: Éticos: de justiça, solidariedade, liberdade e autonomia. Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais. Estéticos: de cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; de enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; de valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira; de construção de identidades plurais e solidárias.    Atualmente a estrutura da educação compreende quatro escolas municipais, sendo três delas localizadas no interior do município: Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Meyer, Linha Quarta,  Escola Municipal de Ensino Fundamental Caetano Periolo, Linha Pedro Álvares Cabral, Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado, Linha Primeira. No centro da cidade temos a Escola de Educação Infantil Girassol, que acolhe crianças de um a seis anos, creche em turno integral e as demais em turno parcial, totalizando 260 alunos, sendo que 130 na zona urbana, e 130 na zona rural.     Desta forma, são oferecidos inúmeros projetos, que vão de encontro ao enriquecimento de mais saberes, como o União Faz a Vida, programa desenvolvido em parceria com o Sicredi que conta com o trabalho da Pedagoga Elisabete Beuren, que trabalha uma vez por mês com gestores, no total de 10 professores. E a Educadora Janice Schimidt que trabalha com os líderes e vice-líderes das escolas, perfazendo um total de 45 alunos. Aulas de canto      O município oferece aulas gratuitas de canto para os 25 integrantes do Coral Municipal, todas as terças-feiras na casa de Cultura com o professor Edenilson Alves e para 30 pessoas integrantes do Grupo Bel Cantare, nas quartas-feiras com o professor Dothan Herbes.Aulas de Violão   São oferecidas aulas gratuitas de violão com o professor Fander da Silva, todas as quintas feiras, 25 alunos participam das aulas.Danças Folclóricas   Todos os alunos da rede municipal participam das oficinas de danças folcloricas, ministradas pela professora Elisiane Trautmann. Cerca de 260 alunos são atendidos.Oficinas de Esportes e Contação de Histórias   Cristian Fellini e Ana Júlia Teló trabalham com as oficinas de esportes e contação de histórias, artes e literatura.