Administração - Sexta-feira, 05 de Julho de 2019

Comunidade avalia positivamente coleta de lixo

Terceirização e recolhimento após as 18h agradou a comunidade que está colaborado com a separação.

A Inovare Ambiental ganhou a licitação para o recolhimento de lixo em Anta Gorda. Mensalmente, são coletadas, em média 55 toneladas de material reciclável e orgânico. O secretário de Obras, Mauro De Carli, destaca as vantagens da terceirização do serviço que antes era realizado pelos funcionários públicos coordenados pela sua pasta. “Melhorou muito. Com a empresa terceirizada eles fazem a coleta sempre no mesmo horário, iniciando às 18h, independentemente de tempo ruim ou feriados. Com isso a comunidade está contribuindo, separando e colocando o lixo no horário certo”, comemora De Carli. Segundo ele para melhorar ainda mais a prestação de serviço à comunidade antagordense é preciso que a população colabore deixando o lixo em frente ao local de coleta, em cima da calçada. “Em caso de chuva, se a sacola de lixo é colocada na rua, muitas vezes, a força da água acaba levando esse lixo para outras ruas”, explica.     A proprietária do Mercado Carboni, Cristiane Carboni, elogiou a coleta. “Ficou ótimo. Eles recolhem muito bem, não deixam lixeira fora do lugar; o horário é muito bom, quanto ao recolhimento eu dou nota cem”, avalia Cristiane, que cobra ainda da população para fazer a separação e colocar o lixo certo nos dias de coleta.  “Melhorou bastante. Percebemos que está sendo feito um ótimo trabalho”, destaca a empresária Tania Lazzari, que pede a colaboração para que as pessoas cuidem para deixar os sacos de lixo na calçada e próximo do horário de recolhimento para que em dias de chuva não se espalhe trancando as bocas de lobo.         Logística reversa Muitos materiais como eletrônicos, pilhas, embalagens de agrotóxicos, lâmpadas e outros não podem ser colocados na rua junto com o lixo orgânico e reciclável. Esses materiais devem ser devolvidos nas empresas fornecedoras.   Um bom exemplo que atende a lei 12.305/10, que exige que as empresas assumam o retorno de seus produtos descartados, ou seja, a retornabilidade dos produtos usados e cuidem da adequada destinação, ao final de seu ciclo de vida útil, é a Lazzarotto Materiais de Construção, que recebe de seus clientes as latas de tintas vazias e lâmpadas queimadas.     “Atendemos a legislação. Faz parte dos nossos princípios cuidar do meio ambiente. Ao vendermos orientamos nossos clientes a retornar as embalagens para dar o destino correto”, explica a proprietária da Lazzarotto Materiais de Construção, Tania Lazzari’’.