Administração - Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

Projeto Crescer Saudável realiza segunda etapa

Conscientizar sobre a importância de uma alimentação saudável e incentivar as crianças a aprender mais sobre cada alimento são alguns dos objetivos do projeto Crescer Saudável desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com a Saúde.No mês de setembro ocorreu a segunda etapa do projeto nas escolas municipais e estaduais para os alunos da Educação Infantil, séries iniciais e Ensino Fundamental.“Trabalhamos o sódio por ele estar presente nos alimentos processado se ultraprocessados em grande quantidade, alimentos estes, consumidos e preferidos pelas crianças como salgadinhos, macarrão instantâneo, temperos industrializados como caldos de carne e tempero completo industrializados também são ricos em sódio, e bastante presentes nas preparações das famílias”, explica a nutricionista Danielli Ullmann Shons, responsável pelo projeto.Segundo ela, os alunos aprenderam a importância de reduzir o consumo destes temperos, enfatizando e priorizando os temperos naturais. “Já que o sódio em excesso pode causar problemas renais, hipertensão arterial e afetar o coração”, relata.ResultadosPara a nutricionista o projeto apresenta resultados a médio prazo e é fundamental para o futuro dos alunos. “O trabalho em educação nutricional na infância é de grande importância, pois é nesta fase que os hábitos alimentares estão sendo formados e muito do que as crianças aprendem na escola, levam para a família. Ouvimos relatos de mães que os filhos explicaram em casa sobre a importância de evitar estes alimentos” diz.Danielli fala sobre a rotina das famílias e a alimentação das crianças. “A gente sabe que com a correria do dia, muitas famílias optam por refeições prontas. Mas a conscientização sobre alimentação saudável e a mudança de hábitos é essencial para termos uma vida mais saudável”.