Administração - Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

Controle do mosquito borrachudo continua em ação

O Departamento Municipal de Meio Ambiente continua a desenvolver ações visando o controle do mosquito borrachudo. No final de agosto, foram realizadas duas reuniões: a primeira com os Agentes de Saúde e a segunda com os presidentes de comunidades e aplicadores do larvicida BTI (Bacillus thuringiensis variedade israelensis). Desde então, foram feitas reuniões específicas e individuais com representantes de todas as comunidades, visando identificar e mapear todos os cursos de água. Além disso, o departamento recebe e avalia semanalmente as fichas de notificação de agravo, preenchidas pelos Agentes de Saúde, através de informações da população.No momento, está sendo realizado monitoramento da temperatura da água dos arroios, pois quando a água está fria, as larvas não têm metabolismo, consequentemente não irão ingerir o produto biológico.A temperatura da água deverá estar, no mínimo 15°C  (aliado a outros fatores que também estão sendo monitorados). Na última medição, a temperatura era de 14°C.Assim que as condições estiverem favoráveis, será feito o agendamento das datas para aplicação do BTI e os aplicadores serão comunicados.