Administração - Sexta-feira, 01 de Novembro de 2019

Setor de licitações otimiza economia

Atualmente, duas comissões são responsáveis pelas licitações de Anta Gorda

Um dos setores mais complexos de uma Prefeitura é do de licitações, pois realizar compras e adquirir os mais diversos equipamentos requisita conhecimento, qualificação e atenção às regras.Em Anta Gorda, o setor de licitações tem se destacado pelo trabalho que otimiza a economia do município. Por meio de licitações idôneas e que não causam problemas, o setor tem conseguido baixar preços e adquirir o que se precisa com qualidade.O secretário da Fazenda e pregoeiro do município, Mateus Pianezzola explica que em Anta Gorda existem duas comissões responsáveis pelas licitações. “A comissão permanente que tem três titulares e seus suplentes e a comissão do pregão são os dois grupos que hoje realizam licitações aqui”, diz.CategoriasSegundo Pianezzola, há várias formas de se licitar uma compra: tomada de preço, concorrência, carta convite e o pregão presencial no qual, o pregoeiro e seus suplentes escolhem as melhores propostas antes de abrir os envelopes.Em 2020, Anta Gorda também realizará licitações em pregão eletrônico, no qual, o pregoeiro não deve conhecer quem são os concorrentes e é uma categoria que será obrigatória. “Já estamos nos preparando para implantar o pregão eletrônico e nos qualificar para isso”.Frequência O pregoeiro ressalta que a frequência de licitações depende da demanda. “No início do ano realizamos muito mais licitações, pois é a época em que planejamos o que vamos usar o ano todo e após vamos realizando o trivial”, pontua Pianezzola.Outra forma que o setor realiza, é por meio de registro de preços, que otimiza o valor e a quantidade. “Um exemplo é a brita, pois compramos uma determina quantia e vamos pegando aos poucos”, diz.Fase internaPianezzola conta que um dos diferenciais do setor de licitações de Anta Gorda é dar prioridade e atenção máxima à fase interna da licitação. “Elaborar a descrição dos objetos com cautela e buscamos sempre fazer isso em conjunto com o secretário, com descrições que contemplem todas as características é muito importante. Depois disso também se faz uma pesquisa de preço de mercado e se rem o preço médio daquele produto”, afirma.De acordo com ele, ter cuidado nesta etapa otimiza muito a economia. “Depois aparecem vários interessados e eles são obrigados a reduzir um pouco a sua margem de lucro para conseguir ganhar a licitação e é aí que conseguimos economizar”.Princípios e qualificaçãoPianezzola ressalta que as comissões de licitação trabalham com vários princípios que os tornam referência na região. “Utilizamos os princípios da economicidade, legalidade, transparência e isso para dar oportunidade a todos, não priorizando nenhum fornecedor, mas sim, comprando do menor valor e garantir a economia, afirma. Para ele, as comissões devem estar sempre qualificadas e atualizadas nas novas regras. “Fazendo isso de forma organizada a gente consegue estipular um real passo de diferença. A comissão tem que estar qualificada, pois sempre estão surgindo regras novas e temos que estar por dentro”. Para ele, ser pregoeiro é uma função de responsabilidade. “Como pregoeiro, sinto que tenho uma grande responsabilidade, agradeço a confiança que foi depositada na nossa comissão, e destaco que ela é muito séria e empenhada”.