Administração - Sexta-feira, 06 de Março de 2020

Agentes de saúde aprenderam sobre câncer de colo retal

Na segunda-feira, 2 de março, ocorreu uma capacitação para as agentes comunitárias de saúde no município, com o intuito de alertar sobre o tema abordado no mês de março, o câncer de colo retal e colo de útero. O mês é representado pelas cores azul marinho e lilás tendo como significado a cor azul marinho que busca informar e educar a população sobre o câncer colo retal por meio da conscientização. O câncer colo retal é um tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso (cólon) ou em sua porção final, o reto. É o terceiro tipo de câncer mais frequente tanto em homens como em mulheres. E a cor lilás busca informar sobre a importância de se prevenir contra o câncer de colo de útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, INCA. A campanha, consequentemente, alerta também sobre a importância de se proteger contra as DSTs, uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero. A capacitação às agentes de saúde, é proporcionada com o objetivo de que estas atuem na orientação e prevenção da população com relação a estas doenças.