Administração - Sexta-feira, 20 de Março de 2020

Em três dias dois decretos que mudaram o cenário

De uma hora para outra uma reviravolta e os planos da Administração precisam ser ajustados drasticamente.

A prefeita Madalena G. Zanchin fala sobre o desafio que enfrentou na última semana, com as situações causadas pela estiagem e pela ameaça do coronavírus. “De uma hora para a outra vimos todo o nosso trabalho de mais de um ano que estávamos construindo desabar, toda a nossa expectativa para a produção e a safra deste ano de certa forma comprometida. No dia 13 de março assinei o decreto de emergência em função da estiagem e no dia 16 o decreto que dispõe sobre as medidas a serem adotadas para o enfrentamento a ameaça do coronavírus. Ao longo dos dias estamos vendo a situação se agravar e as perdas se acumularem, toda a nossa equipe de obras e agricultura está trabalhando no socorro aos produtores, visando resolver principalmente os problemas de abastecimento de água nas propriedades, para os animais e até para o consumo humano. Devido a isso, entendemos que o decreto de emergência em função da estiagem foi a melhor saída para termos lastro e podermos fazer algo a mais para ajudar neste momento”, ressaltou Madalena. Em seguida a ameaça do coronavírus que veio para derrubar as estruturas e a organização de trabalho, fazendo com que todas as programações artísticas, esportivas e culturais fossem canceladas, as aulas suspensas. Além de requerer uma atuação muito maior por parte da equipe da saúde, que está em treinamento e atenção contínua para atender a população nesta hora e também para se proteger, afinal são eles que estão em condição de maior vulnerabilidade. “O que mais me doí em tudo isso, é ter que anunciar a prorrogação da FestLeite, que não mais acontecerá neste ano, mas sim, em abril de 2021. Doí trazer essa notícia, confirmar essa notícia. Porque as pessoas já estavam entendendo que não teríamos condições de realizar a festa, diante da ameaça desta pandemia. Doí porque é Anta Gorda que se envolve de corpo e alma para realizar esta festa, são 19 comissões e mais de 200 pessoas engajadas para a realização deste evento, que mexe com a nossa autoestima, não é uma empresa que a Administração contrata para fazer a festa, é a nossa comunidade unida, e isso me entristece muito, porque sei o quanto lutei para que a edição deste ano fosse realizada. Mas acredito que esta é a medida cabível e de maior sensatez no momento”, desabafou a prefeita com os olhos marejados, revelando que já tinha chorado muito antes de ter que dar esta notícia. Madalena fez um apelo a toda a comunidade para que obedeça às orientações da Secretaria Municipal da Saúde, visando neste período ir o menos possível, só em caso de urgência ou emergência na Unidade Básica de Saúde. “Precisamos nos preocupar com o  bem-estar de todos, com os mais vulneráveis, é importante neste momento evitarmos o contágio, para que o vírus se propague o menos possível, para que os efeitos desta pandemia sejam minimizados, já estamos perdendo bastante com tudo o que está sendo adiado ou cancelado, precisamos nesta hora contar com o esforço coletivo de toda a comunidade que precisa se conscientizar e adotar as medidas de prevenção”, apelou Madalena.