Administração - Sexta-feira, 22 de Maio de 2020

Anta Gorda confirma quarto caso de coronavírus

Paciente teria realizado teste rápido e confirmado, mas como sintomas foram leves há suspeitas sobre o resultado e exame está sendo refeito

Segundo a secretária da Saúde Anadir Canello Souza, a paciente já está curada e teve sintomas bem leves. “O exame foi feito na paciente no Hospital Bruno Born de Lajeado, quando foi aplicado um teste rápido e a testagem positivou”, explicou Anadir, esclarecendo que trata-se de uma paciente idosa que detém diversas comorbidades como diabetes e hipertensão. Como ela faz hemodiálise em Lajeado toda a semana fez o teste lá, por apresentar sintomas leves. O caso não evoluiu para uma situação de gravidade, ela não precisou nem internar, o que chamou a atenção das equipes de saúde, e por isso, um novo teste dessa vez com coleta de PPCR e realizado pelo Lacen será realizado para avaliar o resultado. Existem estudos que indicam que os testes rápidos possuem índices elevados de falsos negativos, então para o município de Anta Gorda é muito importante confirmar se realmente a paciente estava contaminada ou não. “Não temos como esperar pela confirmação do resultado, já estamos trabalhando para identificar todas as pessoas que tiveram contato com ela para testar e colocar em isolamento, isso envolve motorista da saúde, pessoas que desceram com ela para Lajeado, familiares. Já estamos trabalhando nisso”, ressaltou a secretária ilustrando o trabalho que a secretaria tem ao suspeitar de um caso ou ter a confirmação.A boa notícia é que paciente já é considerada curada e não apresenta mais sintomas.