Administração - Quarta-feira, 16 de Junho de 2021

Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA/LIA)

O  Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA/LIA) é o programa determinado pelo ministério da saúde que tem por objetivo a realização de uma pesquisa e coleta, no prazo máximo de uma semana, em toda a área urbana do município, obedecendo uma metodologia de amostragem conforme o número de imóveis.   O município de Anta Gorda é considerado Infestado por ter a presença do Aedes aegypti  encontrado no Levantamento de Índice Amostral. Por determinação do Ministério da Saúde o LIA é realizado bimensalmente, ou seja, são realizados 04 Levantamentos de índices anuais. Por ser considerado Infestado, são vistoriados 100% dos imóveis da área Urbana do município. Este trabalho é realizado pela Agente de Endemias em parceria com as Agentes Comunitários de Saúde. Nos dia 26 e 28 de Abril de 2021 foi realizado o LIA/LIRA em 100% dos imóveis da área urbana do município de Anta Gorda, neste levantamento FORAM COLETADAS 16 AMOSTRAS DE LARVAS. Estas amostras são encaminhadas e analisadas pela 16ª CRS de Saúde de Lajeado que na ultima semana enviou o resultado SENDO 12 AMOSTRAS POSITIVAS PARA AEDES AEGYPTI E 04 AMOSTRAS POSITIVAS PARA ALBOPICTUS. Perante a situação que o município se encontra, reforçamos a necessidade de que cada cidadão tenha responsabilidade sobre seus imóveis não deixando água parada, cuidados com vasos de flores, com piscinas, com pneus velhos, cuidar dos terrenos baldios para que não tenha lixo jogado, com caixas d´água abertas, enfim, cuidado redobrado com seus imóveis para que juntos possamos evitar que tenhamos DENGUE no nosso município.