Administração - Sexta-feira, 08 de Outubro de 2021

Projeto “Aprendendo e Praticando com a Vovó”

Aconteceu no dia 07/10, na sede do Clube de Mães Paz e Amor, centro, o primeiro encontro do Projeto Aprendendo e Praticando com a Vovó. Nesta atividade, estiveram presentes os alunos da Escola Municipal Caetano Periolo da Linha Pedro Álvares Cabral.

Projeto “Aprendendo e Praticando com a Vovó”   Aconteceu no dia 07 de outubro, na sede do Clube de Mães Paz e Amor, centro, o primeiro encontro do Projeto Aprendendo e Praticando com a Vovó. Nesta atividade, estiveram presentes os alunos da Escola Municipal Caetano Periolo da Linha Pedro Álvares Cabral. Além de valorizar os costumes e hábitos da população local, o projeto também tem por objetivo oportunizar a transferência de conhecimento, ensinando às crianças e adolescentes a tradição de fazer os pães, cucas e biscoitos típicos da culinária local. Proporcionar atividades de educação nutricional, buscando a melhoria dos hábitos alimentares valorizando o saber comunitário e a troca de experiência. E estimular a elaboração de alimentos para o autoconsumo resgatando hábitos saudáveis da comunidade e as técnicas de preparo dos alimentos produzidos localmente, valorizando a cultura alimentar local. Nesta tarde do dia 07, foi elaborado o Pão Caseiro pela Sra Dirce Boiani, Sra Aines Potrich e Sra Terezinha Pasetti e o biscoito de colher foi elaborado pela Sra Isabel Bresciani e Lorete Pitol Carboni. Durante a preparação, as crianças tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa, praticando e aprendendo receitas deliciosas. Durante a tarde, a Extensionista da EMATER e a Nutricionista da Secretaria de Educação conversaram com os alunos sobre o Livro Resgate de Receitas, lançado no ano de 2014, onde foram resgatas excelentes receitas dos Clubes de Mães. Também enfatizaram a importância deste resgate e da preparação de alimentos saudáveis pelas famílias. Ao final, os alimentos preparados foram degustados com doce de figo e chá. Este projeto é uma parceria entre a Emater/RS-Ascar, Sicredi, Secretaria Municipal de Educação, Associação dos Clubes de Mães e Clube de Mães Paz e Amor.