Anta Gorda, sexta-feira, 02 de dezembro de 2022 Telefone (51) 3756-1149

Atendimento Atendimento: 8:00 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

Administração - Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022

OUTUBRO ROSA

Em alusão ao Outubro Rosa, as Enfermeiras realizarão HORÁRIO ESTENDIDO dia 17/10/2022, segunda feira e dia 19/10/2022, quarta feira, das 17h às 20h para coleta de exame citopatológico (Papanicolau) e Exame clínico de mamas.

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e  câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período.

CÂNCER DE MAMA

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres – atrás apenas do de mama e do colorretal – e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença, entretanto, pode ser descoberta durante exame de rotina e atinge altas taxas de cura quando detectada e tratada no início.

A campanha busca conscientizar sobre a doença, cujo principal método de detecção é o exame de Papanicolau. Ele pode ser feito gratuitamente no SUS.

As equipes de ESF do município Anta Gorda dispõem de agenda semanal para a realização destes exames na Unidade Básica de Saúde. Em alusão ao Outubro Rosa, as Enfermeiras realizarão HORÁRIO ESTENDIDO dia 17/10/2022 SEGUNDA- FEIRA e Dia 19/10/2022 QUARTA FEIRA das 17:00 às 20:00 hs, para coleta de exame citopatológico (Papanicolau) e Exame clínico de mamas.

Portal Transparecia

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Portal atualizado em: 28/11/2022 10:01:04

Prefeitura Municipal de Anta Gorda - RS.