Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 01 de Junho de 2023

Programa de Coleta de Óleo Saturado

Evento será realizado no dia 07 de junho.

Programa de Coleta de Óleo Saturado

Programa de Coleta de Óleo Saturado completa 10 dez anos

Lançado em 2013, o Programa de Coleta de Óleo Saturado comemora dez anos com resultados expressivos.

O programa tem por objetivo alertar e sensibilizar sobre os prejuízos que o óleo de fritura e demais gorduras causam ao meio ambiente quando descartados incorretamente, além de envolver toda a comunidade antagordense em ações de responsabilidade ambiental e social.

Para contribuir, a comunidade deve armazenar o óleo em garrafas pet de 2 ou 5 litros, filtrando partículas sólidas, separando o azeite da banha, e por fim deixando nos pontos de coleta, que são o Hospital e todas as escolas do município de Anta Gorda.

Até o momento, foram coletados 6.800 litros de azeite, banha e sebo, os quais foram destinados para a empresa Ecoóleo, localizada em Arroio do Meio, que reutiliza o óleo saturado para a elaboração de novos produtos, em um processo de reciclagem. Em contrapartida, a Ecoóleo doa 1 litro de detergente para cada 10 litros de óleo saturado entregue, e a coordenação do projeto distribui para as entidades que constituem os pontos de coleta.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Meio Ambiente, Emater/RS-Ascar, Diamaju, Sicredi e Canaã.

Gincana do óleo

Para comemorar uma década do projeto, no ano de 2022 foi lançada uma gincana comemorativa. A coordenação do projeto visitou todas as escolas e conversou com todos os alunos, que foram desafiados, juntamente com os professores, a coletar azeite e banha em suas residências, comunidades, restaurantes, enfim, com o objetivo de direcionar para o descarte correto. Por ocasião da visita, os alunos receberam um lápis de escrever com a logomarca do projeto.

A coleta de óleo para pontuar para a gincana compreende o período de 01 de junho de 2022 a 31 de maio de 2023.

A premiação da gincana será de acordo com o volume de óleo saturado arrecadado em cada escola e proporcional ao número de alunos matriculados, conforme repassado pela Secretaria de Educação e direção das escolas. São seis mil reais assim distribuídos: 1° lugar - R$ 1.350,00; 2° lugar - R$ 1.150,00; 3° lugar - R$ 950,00; 4° lugar - R$ 750,00; 5° lugar - R$ 650,00; 6° lugar - R$ 600,00; 7° lugar - R$ 550,00.

Todas as escolas serão premiadas, e o recurso poderá ser utilizado para a aquisição de materiais de uso pedagógico ou esportivo. O valor para premiação é patrocinado pelo Sicredi.

Evento comemorativo

O evento de divulgação dos resultados e premiação da gincana será na quarta-feira, 07 de junho, no Ginásio de Esportes São Carlos. Todas as escolas participarão!!!

Na ocasião, haverá a apresentação da peça teatral “As Aventuras de Fortúnio”, com o grupo de teatro Turma do Dionísio, que aborda questões relacionadas a produção e separação do lixo, consumo consciente, consumo racional da água e reaproveitamento de materiais.

A apresentação do teatro é patrocinada pela Diamaju.

Dia do meio ambiente

O Dia do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia.

Tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação e proteção do meio ambiente. Ações são desenvolvidas em todo o mundo a fim de sensibilizar as pessoas para as questões ambientais e incentivar a participação da população em atividades que visam conservar e melhorar o meio ambiente.

O Dia do Meio Ambiente reforça a responsabilidade compartilhada por todos em cuidar do planeta, garantindo a sustentabilidade e a qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

É importante destacar que a preservação do meio ambiente é uma preocupação global e envolve diversos aspectos, como a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade, a proteção dos recursos naturais, o combate às mudanças climáticas e a promoção do desenvolvimento sustentável.

O Dia do Meio Ambiente é um momento para refletirmos sobre essas questões e agirmos de forma mais consciente.