Criado em julho de 1993, o fundo municipal tem como sua principal finalidade o pagamento de aposentadorias e auxílio doença.

Criado em julho de 1993, o fundo municipal tem como sua principal finalidade o pagamento de aposentadorias e auxílio doença. A grande maioria dos municípios hoje em dia dispõe deste fundo, no qual é repassado 11% do salário dos servidores municipais e outros 11% são destinados pelo Poder Público.

No município, estão recebendo mensalmente deste fundo, 26 aposentados. No mês de janeiro de 2005, quando o prefeito municipal Vanderlei Moresco assumiu a administração, o fundo contava com o valor de R$887 mil, sendo que hoje conta com mais de R$ 3 milhões.Moresco, otimista com o valor atual, comentou que sua principal preocupação foi desde o início repassar o valor para o fundo, para que não fosse necessário utilizar do caixa livre da prefeitura o valor para pagamento do salário dos servidores aposentados. “Além dos percentual de 11% do salário de cada servidor que o poder público repassa mensalmente para o fundo, destinamos outros 10,07% a fim de recuperar o passivo atuarial”, disse.

Questionado sobre o repasse para o fundo, Moresco informou que nenhum prefeito é obrigado a repassar valores para o fundo, porém é fundamental uma organização dentro de um setor público, que nada mais é do que uma empresa.

Data de publicação: 17/07/2008

Compartilhe!