Os produtores de leite da região do Vale do Taquari já podem conhecer as terneiras nascidas de vacas inseminadas com a primeira leva de sêmen proveniente da Galícia –Espanha.

Os produtores de leite da região do Vale do Taquari já podem conhecer as terneiras nascidas de vacas inseminadas com a primeira leva de sêmen proveniente da Galícia –Espanha. Em municípios como Arvorezinha, Paverama, Doutor Ricardo, Mato Leitão, Anta Gorda, Encantado e Arroio do Meio localizam-se as propriedades rurais onde podem ser vistos esses animais. Os touros foram selecionados por veterinários e técnicos locais que verificaram “in loco” a qualidade genética dos reprodutores durante viagem à Espanha em fevereiro de 2008.

As terneiras nascidas comprovam tratar-se de animais com ótimas características: excelente aspecto visual, bom peso ao nascer (entre 43 e 50 kg), grande facilidade de parto, características de tipo marcantes, boa estrutura óssea, angulosos, notando-se bons índices de patas, cascos e aprumos, grande curvatura de costelas, boa capacidade para ingestão de alimentos.

Quando iniciarem sua produção de leite, espera-se um ganho significativo de produtividade, não só pelas qualidades genéticas que carregam, mas também pelo choque sanguíneo positivo, pois assim quebra-se a consanguinidade dos rebanhos provocada pelo uso dos mesmos touros durante vários anos (monta natural) ou pela inseminação com o mesmo sêmen.

Os animais recém nascidos fazem parte dos resultados decorrentes do convênio firmado entre o Codevat e o governo da Galícia, e vem somar ao trabalho de organização da cadeia produtiva do leite, visando o aumento da qualidade e da produtividade/vaca/ano. As diversas ações que o convênio compreende vêm para diminuir a exclusão do menor número possível de produtores rurais da atividade leiteira.

Quanto à genética, o convênio Codevat/Galícia prevê a profissionalização e a disseminação do uso da inseminação artificial do rebanho leiteiro do Vale do Taquari, utilizando sistematicamente ferramentas como a avaliação morfológica, a ética e a transparência, assim como a possibilidade de o produtor de leite ter acesso ao sêmen de mais de um touro, a fim de que o resultado seja a introdução efetiva de aspectos que venham a melhorar todo o processo.

Leite – Convênio Codevat/Galícia

Data de publicação: 07/05/2009

Compartilhe!