Comdica e SMECDT organizaram o projeto, em parceria com o professor Diego, e realizam a divulgação

Comdica e SMECDT organizaram o projeto, em parceria com o professor Diego, e realizam a divulgação

Jovens estudantes antagordenses terão a oportunidade de participar, gratuitamente, da Escolinha de Futebol de Anta Gorda – EFAG – Diamaju. A iniciativa é do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica) e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo (SMECDT) e conta com o apoio e patrocínio da empresa Diamaju Agrícola. As inscrições estão abertas e vão até o dia 16 de abril, junto à SMECDT. A divulgação já está ocorrendo nas escolas, porém qualquer interessado, de ambos os sexos, que se encaixa nos quesitos exigidos, pode participar.

É preciso ter entre sete e 16 anos, apresentar notas escolares à cima da média e residir no município de Anta Gorda. Os documentos exigidos, além da ficha de inscrição, são um atestado médico comprovando condições físicas para a prática do futebol, fotocópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento e do boletim escolar do semestre anterior ao da realização da escolinha, uma foto 3×4 e uma declaração assinada por um adulto responsável autorizando a participação no projeto e o uso de imagem para fins de divulgação.

As aulas serão sempre aos sábados à tarde, no Campo Municipal, e o professor que coordenará os trabalhos, de forma voluntária, é o acadêmico de Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Diego Marques Godoes, com a supervisão da profissional de Educação Física, formada pela Univates, Karina Goldoni Moresco. O início das aulas será no sábado, dia 25 de abril, às 14 horas, no Campo Municipal, quando os inscritos deverão comparecer usando calção, camisa, meia e chuteira e acompanhados de um adulto responsável, para receberem comunicados sobre a EFAG Diamaju.

Conforme a justificativa do projeto, a pretensão é dar a oportunidade para crianças ou jovens socializarem-se através da prática do futebol, descobrindo o prazer do esporte e, principalmente, conhecendo direitos e deveres. Os objetivos principais são preencher o tempo ocioso das crianças e jovens antagordenses; orientar e ensinar a prática do futebol, respeitando a individualidade e o desenvolvimento da criança; utilizar o esporte como meio de socialização, inteiração e educação; e desenvolver habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas nos participantes.

A presidente do Comdica, Morgana Colombo, explica que a iniciativa só foi possível devido à colaboração de todos os envolvidos: secretaria, Comdica, professores e Diamaju. “Vemos que há várias possibilidades para envolvermos e movimentarmos nossas crianças e adolescentes e uma escolinha de futebol era praticamente uma necessidade, visto que pensamos ser importante mantermos a prática do futebol também nos próximos anos”, explica. Ela ainda acrescenta que a intenção não é formar profissionais, mas sim, jovens sabedores de seu papel na sociedade. “Esporte é saúde. Esporte é vida. Quem sabe praticá-lo respeita o adversário”.

O interessado que não conseguir juntar todos os documentos necessários até o dia 16 poderá entregar apenas a ficha de inscrição para reservar sua vaga e, posteriormente, apresentar os demais. Para mais informações, o telefone para contato é o 51 3756 1149 ou diretamente da SMECDT, junto à prefeitura.

Data de publicação: 10/04/2015

Compartilhe!