Processo ocorre em parceria entre a Administração Municipal, a Associação Caminho dos Moinhos, o EMAU da Univates e os proprietários dos imóveis

Com o intuito de fomentar o turismo em Anta Gorda, o prefeito Neori Luiz Dalla Vecchia reuniu-se, na manhã dessa segunda-feira (05), com membros da diretoria da Associação Caminho dos Moinhos e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da Univates. A pauta foi iniciar o processo de tombamento histórico da antiga sede da Madeireira Madeborg e do Moinho Dallé, ambos da Vila Borghetto, e de uma casa antiga, localizada na Linha Viena, cuja arquitetura italiana é característica marcante.

O presidente da Associação, Claudir Facchineto, e o diretor executivo, Ismael Rosset, apresentaram os profissionais do EMAU ao prefeito e aos proprietários dos imóveis: Nereu Baldo, família Dallé e Amanda Casagranda. As arquitetas Cristiane Navall e Ivana Lazaron Pereira trabalharão nos levantamentos, com a supervisão do professor responsável pelo EMAU, Alex Carvalho Brino.

A meses eles finalizem a primeira etapa e apresentem o projeto inicial. “É um caminho longo. A gente enche os olhos ao imaginar essa conquista, mas sabemos que não é de uma hora pra outra. Tudo é muito burocrático e exige paciência e muitos documentos e dados. O primeiro passo estamos dando, apoiados por profissionais competentes, e temos grandes chances de conquistar. É uma questão de tempo”, disse o presidente Claudir.

O tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem histórico é “tombado” quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição. É um instrumento legal de proteção, que visa a preservação de um determinado bem ou conjunto de bens culturais. O nome tombamento advém da Torre do Tombo, o arquivo público português, onde são guardados e conservados documentos importantes.

Data de publicação: 07/10/2015

Compartilhe!