Em época de estiagem, é preciso economizar água.

A falta de chuva continua causando problemas em todo o estado do Rio Grande do Sul, inclusive em Anta Gorda, prejudicando tanto a vida humana como a animal. A falta de água traz influências negativas para a sobrevivência, principalmente na área rural.

A longa estiagem que se estende desde os meses finais de 2019 até hoje estão trazendo vários prejuízos aos agricultores com perda considerável da safra de grãos, atingindo também o setor leiteiro. Se isso não bastasse já começa a faltar água. Poços do interior do Município já estão sendo abastecidos com águas de outros poços. Com isso, é urgente a conscientização da população par a economia de água.

Reunimos a seguir 10 dicas essenciais para economizar água. Leia e aplique no seu dia a dia.

 

  1. Use vassoura e balde para lavar calçadas: ao usar a mangueira 560 litros vão embora em cerca de 30 min. Também diminua o número de limpezas.

 

  1. Feche as torneiras para escovar os dentes e se barbear: em cinco minutos escovando os dentes com a torneira meio aberta, gasta-se 12 litros. É possível economizar mais de 11,5 litros se escovar com a torneira fechada e usar copo para enxaguar a boca. Ao se barbear em 5 minutos também gastam-se 12 litros de água. Desligando a torneira o consumo cai para dois litros.

 

  1. Não dê descarga à toa – não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora 10 litros de água.

 

  1. Diminua o tempo do banho: na ducha, 15 minutos com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. 5 minutos consome apenas 45 litros. No chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros. Em cinco minutos o consumo cai para 15 litros.

 

  1. Cozinhe legumes em pouca água: dessa forma vai ferver mais rápido e você economiza gás também.
  2. Lave o carro com balde e não com mangueira: essa atitude sustentável faz você economizar de 300 a 500 litros de água.

 

  1. Molhe plantas pela manhã ou à noite: Nos horários mais quentes as plantas absorvem mais água. Troque a mangueira pelo regador em 10 minutos o consumo pode chegar a 186 litros.

 

  1. Ao lavar a louça: deixe a louça de molho antes de lavar. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça e deixe para enxaguar tudo no final. Numa casa,  com a torneira meio aberta em 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia o consumo pode chegar a apenas 20 litros. Na lavadora de louças ligue somente quando estiver cheia.

 

  1. Não jogue óleo na pia: Um litro de óleo contamina até 400 mil litros de água.

 

 

  1. Vazamentos: fique muito atento, pois pode passar despercebido e é um dos grandes vilões do desperdício.

 

Faça a sua parte.

Vale lembrar que no início de fevereiro a administração cogitou a decretação de situação de emergência no município, em virtude da estiagem, mas laudos apresentados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, não justificavam o ato naquele momento.

Como a estiagem continuou, a administração está solicitando um novo laudo, que após analisado haverá um estudo da possibilidade da decretação de situação de emergência no município.

Fonte: Assessoria de imprensa

Data de publicação: 11/03/2020

Compartilhe!