Com o registro de mais um caso suspeito em Anta Gorda a Unidade Básica de Saúde está adotando medidas

Em entrevista coletiva a secretária de Saúde e Assistência Social, Anadir Canello Souza e o Médico Dr. Giovani Baldiserra falaram sobre as medidas que estão sendo adotadas na UBS (Unidade Básica de Saúde) e fizeram um apelo para a população levar a sério a situação e também adotar todas as medidas possíveis de prevenção.

Apenas atendimentos de urgência e emergência serão realizados na UBS por medidas de precaução. A secretária Anadir orientou a população para que evitem frequentar a UBS e o Hospital por qualquer motivo que não seja uma urgência ou emergência. “Muitas vezes as pessoas vem só medir a pressão, buscar uma informação, e outras vem só acompanhar, sinto muito em ter que dizer isso, mas aqui se transformou em um ponto de risco, então precisamos preservar a saúde da equipe e das pessoas, precisamos evitar aglomerações e deslocamentos desnecessários, estamos disponibilizando um telefone de contato para quem precisar tirar dúvidas, na unidade só será permitido o acesso de uma pessoa por vez e os casos que não são urgentes serão remarcados para serem atendidos mais adiante, assim vai funcionar com  o atendimento de todos os profissionais, seja dentista, psicólogo, fisioterapeuta”, esclareceu Nadir pedindo a compreensão de todos.

Dr. Giovani ressaltou que as medidas adotadas pela UBS estão corretas, afirmando que atuar na prevenção é a melhor opção, se conseguirmos evitar que o vírus se propague estaremos vencendo esta batalha, Giovani fez um apelo para a população ficar em casa e adotar métodos de prevenção conforme orientação.

A Secretaria montou um Comitê de Organização e Emergência responsável pelo atendimento dos casos e o devido direcionamento, este comitê atenderá pelo fone  (51) 9 96777311. 

Eu peço a comunidade antagordenses e regional, somente que venham ao posto de saúde se realmente necessário, urgência e emergência. É um momento de ser solidário todos pela mesma causa, temos o telefone que as pessoas podem ligar para ter mais informações, colocando a disposição de toda comunidade antagordense” frisou.

Como dica para os idosos Anadir ressalta a importância da comunidade permanecer em casa, tomando os devidos cuidados. “Não é um momento de sair, queremos prevenir e não remediar, eu agradeço imensamente a todas as pessoas que entendem a nossa posição, peço também a união de todos”.

Baldisera ressalta estar a disposição tendo elaborado uma rotina de atenção para os pacientes, em relação ao Coronavirus (Covid-19), tendo uma diferença de tratamento desde de a entrada da unidade básica de saúde, diminuindo os riscos de contato. “Já temos uma rotina desde a entrada, por onde ele deve entrar, aonde será atendido, material que será usado. Estamos disponibilizando também um telefone do comitê , vai ser um médico e um enfermeiro que entrara em contato. Não queremos fechar o posto de saúde, a pessoa que precisar usar os serviços orientamos para que entre em contato, e também terá essa tranquilidade de que estamos tomando justamente essas medidas para que nada de grave aconteça, fazendo estes trabalhos junto do Hospital Padre Catelli para o pessoal desde que coloquem  o pé aqui, já ser tomadas as devidas medidas e depois os seguimentos que serão feitos no hospital”.

Já sendo elaborado uma rotina de cuidados visto que os casos tendem a aumentar. Para quem tinham consultas agendadas, não conseguimos entrar em contato com todos pois as vezes não atendem, é pedido para que entrem em contato para que possam passar essas orientações. Todas as atividades da unidades foram suspensas.

Para quem aguarda as vacinações é pedido para que esperem novas orientações que será tomada as melhores decisões.

Sobre os casos suspeitos ambos estão sendo avaliados. Para quem tiver suspeita ligue imediatamente para o concelho de emergência, para quem tiver casos de gripe e queira entrar em contato pelo número que será orientado.  

 

Fonte: Assessoria de imprensa

Data de publicação: 18/03/2020

Compartilhe!