A Administração de Anta Gorda adquiriu duas novas câmeras de videomonitoramento, com alta resolução e leitura de placas de veículos,

A Administração de Anta Gorda adquiriu duas novas câmeras de videomonitoramento, com alta resolução e leitura de placas de veículos, um Digital Vídeo Recorder (DVR) para armazenar as imagens e um aparelho de TV para espelhar na Brigada Militar.

As novas câmeras fazem a leitura das placas obtendo informações de registro de roubo, e problemas com a documentação.

A passagem de veículos fica registrada com horário, sendo que a capacidade de armazenamento é de 100 mil placas por vez.

O sistema começou a ser implantado nesta segunda-feira, 28, e deve estar totalmente instalado até terça-feira, 29.

O valor investido pelo município foi de R$ 17.566,90, com recursos próprios.

A prefeita Madalena Ghelen Zanchim, explica que este é um projeto que nasceu há algum tempo, e foi construído em conjunto com a Brigada Militar, Polícia Civil, Consepro e Administração. “Nós viemos construindo esse projeto há algum tempo em conjunto com as polícias Civil e Militar. Ele foi aprovado junto a Secretaria de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul em 2020. Ele contempla dez pontos de videomonitoramento, definidos pela Brigada Militar e pela Polícia Civil”.

A Administração investiu em câmeras e equipamentos para o monitoramento, Madalena salienta que esse investimento irá colaborar com o trabalho da polícia. “No ano de 2020 a Administração fez um investimento de aproximadamente R$ 35 mil em videomonitoramento, instalando três câmeras de acompanhamento, uma câmera Speed Dome e uma câmera de leitura de placas, sendo que essas últimas foram instaladas na segunda-feira, 28. Também disponibilizamos equipamentos para a Brigada Militar e para a Polícia Civil, instalamos também uma central de videomonitoramento na sede da Brigada Militar para que seja feito o acompanhamento de toda a movimentação na cidade, e em especial no ponto central onde estão as instituições financeiras”.

Madalena ressalta que o investimento da Administração em câmeras de videomonitoramento é importante para a segurança da população antagordense. “É com muito orgulho e alegria que deixo mais esse investimento para a comunidade, garantindo mais segurança a todos, pois uma cidade que inicia uma implantação de um projeto de videomonitoramento acaba deixando os seus cidadãos mais seguros, além de afastar a violência, o vandalismo e outros atos que afetam a nossa segurança”.

O presidente do Consepro de Anta Gorda, Carlos Viecilli, a instalação das câmeras de videomonitoramento é muito importante para o município.  “Esse é um projeto muito importante para Anta Gorda, hoje contamos com efetivo reduzido, então a colocação das câmeras facilita o trabalho e se consegue fazer a segurança e inibir a criminalidade. Como presidente do Consepro eu busco junto a nossa comunidade recursos para conseguirmos instalar mais pontos de monitoramento. Gostaria de agradecer a Madeborg que doou o painel de MDF, a Realizarte que fez o letreiro, a Acesso Informática que doou um equipamento. E é claro a Administração Municipal que sempre esteve ao nosso lado, e as demais empresas do município que sempre nos ajudam”.

A comandante da Brigada Militar no município, Claudia Jaqueline Schaefer Peixoto, ressalta que com as câmeras de videomonitoramento a prevenção de crimes será facilitada. “A importância do videomonitoramento para a Brigada Militar se destaca principalmente na prevenção do delito e no possível acompanhamento de pessoas e veículos suspeitos. O monitoramento estará disponível 24h, com isso sempre que houver uma guarnição na cidade ela terá acesso ao sistema”.

Claudia enfatiza que o projeto empresta para a comunidade uma sensação de segurança. “O sistema de videomonitoramento é um projeto incrível para o município, traz uma sensação maior de segurança para a população, pois inibe bastante os delitos. A cidade que possui monitoramento nunca será a primeira opção de um delinquente na hora de cometer o crime”.

 

Fonte: Assessoria de imprensa

Data de publicação: 29/12/2020

Compartilhe!