A oficina propõe espaços semanais de práticas coletivas que envolvem atividades de interesse da comunidade com o objetivo de fortalecer espaços comunitários de convivência, promoção de saúde mental e de produção de redes de solidariedade.

OFICINA TERAPÊUTICA EM FAVOR DA SAÚDE MENTAL

Desde o dia 06 de agosto Anta Gorda conta com Oficina Terapêutica, visando a integração das pessoas que sofrem com transtornos mentais. A Oficina Terapêutica busca reestabelecer a cidadania através da desconstrução do modelo asilar de atenção à saúde mental, passando a exercer um papel primordial, tanto como elemento terapêutico quanto como promotora de inserção social, através de ações que envolvem o trabalho.

Na saúde Mental as necessidades de Anta Gorda são em torno do quadro depressivo, juntamente com alcoolismo, drogas, violência doméstica, abandono familiar e negligência de pessoas idosas, quadros de psicose, suicídios, pessoas com transtornos mentais crônicos e pessoas com necessidades especiais.

A oficina propõe espaços semanais de práticas coletivas que envolvem atividades de interesse da comunidade com o objetivo de fortalecer espaços comunitários de convivência, promoção de saúde mental e de produção de redes de solidariedade. São espaços de práticas relacionadas a artesanato, música, entre outras.

Para a Secretária de Saúde Andréia Lodi Frighetto: “O objetivo é criar espaço de trocas, expressão de sentimentos, reinserção social, reabilitação psicossocial e através da expressão artística e da criação, os usuários estarem interagindo em grupo e estreitando o vínculo com os profissionais”.

Data de publicação: 13/09/2021

Compartilhe!