Em alusão ao Outubro Rosa, as Enfermeiras realizarão no Sábado dia 16/10/2021 o Dia D, para coleta de exame citopatológico (Papanicolau) e Exame clínico de mamas.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período.


CÂNCER DE MAMA.
🌷Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
🌷O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres – atrás apenas do de mama e do colorretal – e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença, entretanto, pode ser descoberta durante exame de rotina e atinge altas taxas de cura quando detectada e tratada no início.

🌷A campanha busca conscientizar sobre a doença, cujo principal método de detecção é o exame de Papanicolau. Ele pode ser feito gratuitamente no SUS.
🌷As equipes de ESF do município Anta Gorda dispõem de agenda semanal para a realização destes exames na Unidade Básica de Saúde.
🌷Em alusão ao Outubro Rosa, as Enfermeiras realizarão no Sábado dia 16/10/2021 o Dia D, para coleta de exame citopatológico (Papanicolau) e Exame clínico de mamas.

Data de publicação: 01/10/2021

Compartilhe!