A Plataforma + Brasil mudará completamente a forma de envio de projetos para o Governo Federal

O engenheiro Civil de Anta Gorda Dagoberto Chiamulera esteve na primeira turma do treinamento oferecido pela regional de Caxias do Sul da Caixa Econômica Federal, visando difundir o conhecimento sobre o funcionamento da Plataforma + Brasil.

Segundo o engenheiro a Plataforma irá incorporar o

Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), a qual é uma ferramenta web que vai integrar as bases de gestão de transferências de recursos da União. O objetivo é que o sistema online seja também um instrumento de acompanhamento das políticas públicas.

Dessa forma, o SICONV será incorporado à plataforma e permanecerá em seu ciclo de evolução como um módulo. O objetivo é que, com uma base única, sejam aprimoradas as medidas de integridade e transparência. O + Brasil será formado por três aplicativos.

A Plataforma +Brasil nasce como uma resposta à necessidade de melhoria da gestão dos diversos tipos de transferências de recursos pela União, neste sentido todo o processo de cadastramento de projetos será on line, todos os documentos referentes a um projeto, antes enviado no formato físico para o governo, agora serão digitais.

Entre as vantagens estão a maior transparência e controle social. A plataforma integra diferentes sistemas de cada uma das transferências da União, facilitando a operacionalização das diversas modalidades de transferências e descentralizações de recursos.

Para o gestor. O acesso a uma plataforma centralizada promove uma gestão pública mais íntegra, integrada, inovadora, simples, efetiva e transparente.

Para o cidadão. Com dados abertos atualizados diariamente, o cidadão poderá acompanhar a execução de políticas públicas.

Agora os municípios repassarão os projetos diretamente para os ministérios e posteriormente virão para a Caixa. Na visão do engenheiro, a medida deverá agilizar bastante os processos, porém, neste primeiro momento ainda há uma incerteza.

Fonte: Assessoria de imprensa

Data de publicação: 21/02/2020

Compartilhe!