A prefeita Madalena Gehlen Zanchin publicou na tarde desta quinta-feira, 16, o decreto nº 3.231/2020 que reitera o estado de calamidade pública decorrente da situação de emergência internacional até 30 de abril, estabelece medidas de prevenção e enfrentamento ao contágio pela Covid-19, em vista do surto epidêmico do novo coronavírus no município de Anta Gorda.

O novo decreto prevê, entre outras medidas, ações para os empreendimentos privados. As indústrias poderão funcionar com a sua capacidade plena, desde que adotem procedimentos para prevenir a saúde do colaborador e do cliente.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços podem funcionar, inicialmente, com sua capacidade de ocupação reduzida a 50%, devendo adotar medidas de higienização e distanciamento, entre outras.

Os bares, lancherias, lanchonetes e restaurantes, devem separar as mesas do estabelecimento, dentro do limite inicial de 50% de uso da capacidade total, bem como proteger os alimentos servidos em buffet com protetor salivar, podendo funcionar para consumo no local e/ou tele-entrega nos horários das 6h às 8h, das 11h às 14h e das 18h às 21h. Os demais estabelecimentos de comércio de alimentos, como padarias, sorveterias, lojas de conveniência e mercados, poderão funcionar em horário normal para venda, mas só poderá haver consumo no local nos mesmos horários previstos acima.

Os salões de beleza, barbeiros, cabeleireiros, esteticistas, manicures, pedicures e massagistas, só poderão permitir a entrada de um cliente por vez, com hora agendada, devendo o profissional utilizar obrigatoriamente equipamentos de proteção e higienizar os utensílios.

As academias poderão atender no máximo seis clientes simultaneamente, devendo higienizar os equipamentos e manter o distanciamento.

O decreto prevê uma série de medidas também para o funcionalismo público, eventos e demais setores do município. O documento pode ser acessado na íntegra:

A prefeita Madalena Gehlen Zanchin, enfatizou a importância de as pessoas se cuidarem e sempre que possível, ficarem em casa. “Com o novo decreto do Governo do Estado, flexibilizamos algumas coisas aqui no município também, mas para que isso permaneça precisamos da colaboração de todos”, reforçou.

Data de publicação: 16/04/2020