Maior eficiência e redução de custos deverão ser legados da crise

A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou também a rotina dos gestores municipais. Antes com uma agenda repleta de viagens e compromissos. Agora eles estão mais próximos, dentro das prefeituras e ao lado dos secretários e funcionários, isso tem gerado mudanças relevantes na condução da gestão.
A prefeita de Anta Gorda Madalena Gehlen Zanchin fala sobre esta mudança e as melhorias que têm conseguido fazer. “Estou mais presente no dia a dia de cada secretaria, estou conseguindo acompanhar a rotina de trabalho dos secretários e ajudar a resolver muitas coisas, que antes, devido à grande demanda de trabalho, não víamos como prioridade, mas que na verdade são. Organizar o fluxo de trabalho e assim conseguimos melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados, ao meu ver, está sendo muito produtivo este período, tenho estado mais junto com as secretarias de Obras e Agricultura, para resolver as demandas mais gritantes como o desabastecimento de água em algumas comunidades, o atendimento a produtores, os problemas na área urbana, como recuperação de calçadas, bocas de lobos e pavimentação de ruas, a organização do trabalho de forma geral”, ressalta a prefeita analisando que a agenda com compromissos sociais, reuniões e viagens, consumia muita energia e tempo que deixava de ser aplicado na resolução de situações importantes para que o trabalho flua com maior eficiência.
Madalena afirma que com o uso da tecnologia tem acompanhado tudo o que acontece em Brasília e Porto Alegre. “Participo de muitas reuniões por teleconferência, também tenho usado muito mais o e-mail, o telefone e o WhatsApp para me comunicar com deputados, senadores e assessores, órgãos e entidades com os quais precisamos manter contato para resolver problemas e dar andamento a nossos projetos e tem dado resultado positivo, apesar de tudo, assim, vejo que economizo tempo e dinheiro público, além de estarmos tendo uma resolutividade bem maior”, ressaltou enfatizando que este deverá ser um dos legados positivos da pandemia.
“Não estamos de braços cruzados esperando a tempestade passar, estamos trabalhando mais do que nunca, fazendo tudo o que está ao nosso alcance para que quando esta crise passar estejamos ainda mais fortes”, reforça a prefeita, pedindo a todos os antagordenses que se mantenham firmes, que não desistam, que pensem em encontrar formas para minimizar os problemas e seguir em frente. “Tudo vai passar”, afirmou com muita confiança a prefeita.
Neste momento de pandemia, Madalena avalia que o senso de relevância do serviço público se amplia de forma exponencial. “O quanto o senso de importância, de responsabilidade e de amplitude tem o serviço público em meio a esta pandemia, o quanto os municípios estão sendo importantes para manter a ordem, a segurança da população neste momento, vejo que esta classe está resgatando a sua valorização neste momento perante à comunidade. O quanto o SUS, um sistema que sempre foi criticado e apontado como falho, neste momento está fazendo um trabalho com um diferencial enorme no Brasil todo. Olhar para o serviço público como algo essencial para o cuidado com o bem-estar e a saúde da população, é resgatar a sua grandeza”, finalizou a prefeita.
Fortalecimento da economia local
Madalena ainda fez um apelo importante a todos os cidadãos para que busquem sair o menos possível da cidade, para que busquem priorizar e valorizar o comércio local. “Precisamos comprar aqui, assim fortalecemos a nossa economia interna, os nossos empreendedores e evitamos trazer de outras cidades o vírus. Agora é a hora de nos ajudarmos, de nos valorizarmos. Nossos comerciantes e empreendedores também precisam se reinventar para cativar os clientes, pensar em promoções, redução de preços, condições de pagamentos especiais e pensar que precisamos inovar, com mais opções em termos de produtos, na forma de atendimento, com uso mais efetivo da tecnologia, precisamos reagir e nos fortalecer”, assegurou a prefeita motivada.  

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 15/05/2020

Compartilhe!