A Secretaria de Saúde de Anta Gorda possui um dos melhores desempenhos da região em termos de índices de atendimento e resolutividade

Na semana que passou a Secretaria de Saúde de Anta Gorda encerrou o relatório semestral de atividades e está apresentando os dados e números à comunidade.
Atuando com uma equipe mínima, a Secretaria realiza um grandioso esforço para atender as demandas locais e apresenta números expressivos em termos de atendimentos, como por exemplo a realização de 4.758 consultas na Unidade Básica de Saúde nos últimos seis meses.
A secretária de Saúde Anadir Canello Souza fala sobre o trabalho que vem sendo feito na secretaria e chama a atenção para a melhoria dos controles e organização do trabalho. “Tudo o que fazemos aqui está apontado em nossos relatórios, está devidamente registrado conforme nossas obrigações. Trabalhamos muito para melhorar o nível organizacional da secretaria e com isso conseguir uma eficiência maior em termos de atendimentos, adesão de programas e prestações de contas e com isso melhoramos significativamente o atendimento à nossa população”, frisa Anadir.
A secretária conta com dois ESFs (Estratégias da Saúde da Família), para dar cobertura a 100% da demanda local e está contratando mais um médico clínico geral, que em breve deverá iniciar suas atividades na Unidade de Saúde.
Dentro da Unidade de Saúde funcionam dois tipos de farmácias, a Farmácia Básica que é de responsabilidade do município e a Farmácia de Alta Complexidade que é de responsabilidade do Estado. Os valores investidos na Farmácia Básica superaram R$ 77 mil no período. Além disso, no relatório conta o número de processos judiciais encaminhados junto ao Estado e o volume de medicamentos destinados pelo Estado, que perfazer um valor superior a R$ 60 mil mensais.
“Mesmo com o intenso trabalho na área de prevenção e orientação, o volume de medicamentos dispensados na unidade Básica de Saúde surpreende”, destaca Anadir fazendo um alerta a população sobre a importância de adotar hábitos mais saudáveis e reduzir o uso de medicamentos. Segundo Anadir o trabalho de orientação e prevenção na área da saúde por mais intenso que seja, tem dificuldades para gerar resultados efetivos, uma vez que exige mudança de hábitos, em muitos casos cultivados por uma vida toda. Hábitos como melhorar a higiene, a qualidade da alimentação, eliminar o sedentarismo, abandonar vícios como o uso de tabaco, álcool, drogas e medicamentos. Cuidar melhor da destinação do lixo e do meio ambiente, entre outros cuidados necessários para manter a saúde e o bem-estar.

PROCEDIMENTOS REALIZADOS NA  UBS/ESF1 E ESF2 NOS MESES DE JANEIRO A JUNHO DE 2019
PROCEDIMENTOS                                                                                     TOTAL
Visita domiciliar profissional (nível médio/superior                                              402
Avaliação Antropométrica                                                                                      578