Doenças como Leucemia, Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia estarão em pauta nos programas de prevenção a nível nacional

Para conscientizar sobre a prevenção e os cuidados com estas doenças a Secretaria de Saúde de Anta Gorda proporcionou uma capacitação para suas agentes de saúde.
A capacitação foi ministrada pelo médico clínico geral que atende na Unidade Básica de Saúde, Vicente Comanduli, que falou dos fatores de risco e orientou as agentes sobre a necessidade de cuidados e atenção aos pacientes.
A secretária de Saúde e Assistência Social, Anadir Souza, ressaltou que fevereiro é o mês de se falar mais sobre a incidência de doenças como a Leucemia, a Lúpus, o Alzheimer e a Fibromialgia, de esclarecer à população e de falar sobre a necessidade e a possibilidade de prevenção: "A equipe da saúde está trabalhando intensamente neste sentido."
As doenças
A Leucemia é representada pela cor laranja, e trata-se de um câncer que ocorre nos tecidos que formam o sangue, incluindo e medula óssea. Existem tipos de Leucemia, como a mielóide aguda, linfocítica  crônica e linfoblástica aguda.
Já o roxo busca enfoque nas outras três patologias, cujos sintomas podem comprometer significativamente a qualidade de vida do paciente e seus familiares. Sobre o Alzheimer, por exemplo, institutos de pesquisa do mundo inteiro mostram que a tendência mundial é de crescimento no número de casos. As pessoas estão vivendo mais e a expectativa de vida tende a aumentar com os avanços da Medicina, e o Alzheimer é uma doença que acomete, na grande maioria de idosos.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune, ou seja, ocorre quando o próprio sistema imunológico de uma pessoa passa a atacar órgãos e tecidos do corpo como se eles fossem invasores externo. Pouco se sabe sobre a origem das doenças autoimunes. Elas são crônicas, porém o tratamento adequado é indispensável para mantê-las sob controle e reduzir os sintomas que podem ser extremamente dolorosos.
Fibromialgia é uma síndrome ainda pouco conhecida, cujos principais sintomas são: dor generalizada, fadiga, dificuldades cognitivas (problemas de concentração, perda de memória etc), formigamento nas extremidades do corpo (mãos e pés).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 07/02/2020

Compartilhe!