RSS Anta Gorda - RS Notícias de Anta Gorda/RS Tue, 23 Jul 2019 08:10:20 -0300 Tue, 23 Jul 2019 08:10:20 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://antagorda.rs.gov.br/rss Inscrições abertas para o Campeonato Regional Fri, 19 Jul 2019 10:59:19 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1501/?inscricoes-abertas--para-o-campeonato-regional.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1501/?inscricoes-abertas--para-o-campeonato-regional.html O Departamento Municipal de Desporto de Anta Gorda está propondo a realização da 2ª Copa Integração do Vale do Taquari, por meio de um Campeonato Regional de Futsal Infantil (Sub 13 e Sub 10) e Feminino e Campeonato Municipal, categoria livre e veterano.
O apoio financeiro deste projeto é da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por intermédio do Departamento de Esporte e Lazer, através do Convênio Nº 57/2018, selecionado no âmbito do Edital SEDACTEL Nº 05/2017 “LEI PELÉ” – Apoio aos municípios.

Data de início

A data prevista para início do campeonato será  divulgada durante o mês de julho.
A coordenação do campeonato está a cargo do Departamento de Desporto do município de Anta Gorda, onde atua na coordenação Cristian Fellini que fala com empolgação sobre  realização deste campeonato. “Vai ser uma grande oportunidade para integrar atletas de diversas idades e de ambos os sexos na prática de um esporte muito interessante como o futsal, que proporciona intensa atividade física, e uma série de benefícios  para a saúde física e mental.]]>
X Olimpíada Rural Intercomunitária chega às finais Fri, 19 Jul 2019 10:53:19 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1500/?x-olimpiada-rural-intercomunitaria-chega-as-finais.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1500/?x-olimpiada-rural-intercomunitaria-chega-as-finais.html A Olimpíada Rural Intercomunitária que buscou promover a integração da comunidade local, especialmente do meio rural proporcionou momentos ímpares de muita descontração e alegria entre os participantes. A etapa que envolvia disputas de bochas e cartas chegou à final, no dia 13 de julho, quando as equipes finalistas se encontraram para a disputa no salão comunitário da Linha Primeira.
Nas bochas 16 metros a equipe da Linha Tunas levou a melhor. A Linha Terceira Giusti venceu na categoria Bochas 8 metros. No quatrilho a dona da casa sagrou campeã, Linha primeira ficou com o primeiro lugar. Na bisca, quem manda é a Linha Tunas que venceu nas categorias feminina e masculina. A entrega das premiações acontecerá durante a programação da festa do Colono e Motorista que no dia 25 de julho.
Veja os resultados na tabela de classificações:
Futsal terá a final na próxima sexta-feira
Na próxima sexta-feira, 19 ocorrerá 7ª Rodada de Futsal da X Olimpíada Rural Intercomunitária no Ginásio de Esportes São Carlos, quando se enfrentarão Cabral x Borguetto disputando o terceiro lugar e Itapuca x Linha Quarta disputando o primeiro e o segundo lugar.
Na última rodada que ocorreu  no dia 13 de julho, no enfrentamento entre Cabral e Linha Quarta, quando a  Linha Quarta marcou 5x4, garantindo a vaga para final. O time de Itapuca também se sobressaiu e marcou quatro a dois contra o Borghetto.
Classificação Geral:
Bochas 16 M
1° Lugar – Linha Tunas
2° Lugar – Linha Terceira Giustti
3° Lugar – Linha Primeira
4° Lugar – Linha Quarta
 
Bochas 08 M
1° Lugar – Linha Terceira Giusti
2° Lugar – Borghetto
3° Lugar – Linha Primeira
4° Lugar – Linha Quarta
 
Quatrilho
1° Lugar –Linha Primeira
2° Lugar - Linha Terceira Giusti
3° Lugar – Borghetto
4° Lugar – Arossi
 
Bisca Feminina
1° Lugar –Linha Tunas
2° Lugar - Linha Pedro Álvares Cabral
3° Lugar – Linha Quarta
4° Lugar – Linha Primeira
 
Bisca Masculina
1° Lugar – Linha Tunas
2° Lugar - Linha Terceira Giusti
3° Lugar – Linha Quarta
4° Lugar – Borghetto]]>
Comunidades do interior têm suas vias recuperadas Fri, 19 Jul 2019 10:37:07 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1499/?comunidades-do-interior-tem-suas-vias-recuperadas.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1499/?comunidades-do-interior-tem-suas-vias-recuperadas.html “Esses últimos dois meses foram muito bons para o nosso trabalho, conseguimos realizar a recuperação de muitas estradas do interior, nossa equipe está trabalhando muito focada para realizar um serviço de qualidade por onde estamos passando”, ressaltou o coordenador das obras no interior, Neri Grando.
Nesta semana as vias das localidades de Linha Viena e Linha Terceira Moresco foram totalmente recuperadas. A estrada em frente a residência e agroindústria de Roberto Rigoni recebeu infraestrutura, com tubulação e pavimentação de base para que possa receber o calçamento.
A estrada Ferronatto foi ensaibrada e melhorias também foram realizadas no Moquém.
Grando está muito otimista com o trabalho da secretaria. “Como o tempo e os equipamentos estão ajudando estamos conseguindo realizar um excelente trabalho e nossa população está reconhecendo”, finalizou.]]>
Mais um mutirão será realizado para combater o mosquito da dengue Fri, 19 Jul 2019 10:31:43 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1498/?mais-um-mutirao-sera-realizado-para-combater-o-mosquito-da-dengue.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1498/?mais-um-mutirao-sera-realizado-para-combater-o-mosquito-da-dengue.html Ao todo Anta Gorda está realizando quatro ciclos por ano, em função de sua classificação como cidade infestada, antes disso, os mutirões eram semestrais.
A enfermeira Letícia Fagundes que coordena o trabalho das agentes comunitárias de saúde ressaltou que os casos de dengue estão aumentando significativamente em todo o País e é preciso que a comunidade local atente para essa realidade e colabore com o trabalho das agentes de saúde e endemias. “A responsabilidade pelo controle do mosquito da dengue é de todos”, frisou.]]>
Secretaria de Saúde apresenta relatório Fri, 19 Jul 2019 10:13:22 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1497/?secretaria-de-saude-apresenta-relatorio.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1497/?secretaria-de-saude-apresenta-relatorio.html Atuando com uma equipe mínima, a Secretaria realiza um grandioso esforço para atender as demandas locais e apresenta números expressivos em termos de atendimentos, como por exemplo a realização de 4.758 consultas na Unidade Básica de Saúde nos últimos seis meses.
A secretária de Saúde Anadir Canello Souza fala sobre o trabalho que vem sendo feito na secretaria e chama a atenção para a melhoria dos controles e organização do trabalho. “Tudo o que fazemos aqui está apontado em nossos relatórios, está devidamente registrado conforme nossas obrigações. Trabalhamos muito para melhorar o nível organizacional da secretaria e com isso conseguir uma eficiência maior em termos de atendimentos, adesão de programas e prestações de contas e com isso melhoramos significativamente o atendimento à nossa população”, frisa Anadir.
A secretária conta com dois ESFs (Estratégias da Saúde da Família), para dar cobertura a 100% da demanda local e está contratando mais um médico clínico geral, que em breve deverá iniciar suas atividades na Unidade de Saúde.
Dentro da Unidade de Saúde funcionam dois tipos de farmácias, a Farmácia Básica que é de responsabilidade do município e a Farmácia de Alta Complexidade que é de responsabilidade do Estado. Os valores investidos na Farmácia Básica superaram R$ 77 mil no período. Além disso, no relatório conta o número de processos judiciais encaminhados junto ao Estado e o volume de medicamentos destinados pelo Estado, que perfazer um valor superior a R$ 60 mil mensais.
“Mesmo com o intenso trabalho na área de prevenção e orientação, o volume de medicamentos dispensados na unidade Básica de Saúde surpreende”, destaca Anadir fazendo um alerta a população sobre a importância de adotar hábitos mais saudáveis e reduzir o uso de medicamentos. Segundo Anadir o trabalho de orientação e prevenção na área da saúde por mais intenso que seja, tem dificuldades para gerar resultados efetivos, uma vez que exige mudança de hábitos, em muitos casos cultivados por uma vida toda. Hábitos como melhorar a higiene, a qualidade da alimentação, eliminar o sedentarismo, abandonar vícios como o uso de tabaco, álcool, drogas e medicamentos. Cuidar melhor da destinação do lixo e do meio ambiente, entre outros cuidados necessários para manter a saúde e o bem-estar.

PROCEDIMENTOS REALIZADOS NA  UBS/ESF1 E ESF2 NOS MESES DE JANEIRO A JUNHO DE 2019
PROCEDIMENTOS                                                                                     TOTAL
Visita domiciliar profissional (nível médio/superior                                              402
Avaliação Antropométrica                                                                                      578
Glicemia capilar                                                                                                   271
Teste rápido para detecção de: HIV, SIFILIS, HBV e HEPATITE C:                                   193
Consulta de profissionais de nível superior na Atenção Básica (exceto médico)             1002
Consulta médica em Atenção Básica                                                                 4758
Escuta inicial/ orientação (acolhimento à demanda espontânea)                             4210
Aferição de pressão arterial                                                                                   2524
Curativo                                                                                                    676
Aferição temperatura e peso                                                                                  1522
Retirada de pontos em cirurgias básicas ( paciente)                                               64
Coleta de citopatológico de colo uterino                                                                   200
Administração de medicamentos ( injeções, inalações/nebulizações)                           206
Atividade/procedimentos da sala de vacinação                                                       3325
Saúde bucal                                                                                                        1083
Visita Domiciliar do agente comunitário da saúde                                                     8746
Controle ambiental/ vetorial                                                                          4955
Consultas fonoaudiologa                                                                                395
Consultas psicólogos                                                                                               306

RELATÓRIO SEMESTRAL DA FARMÁCIA BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ANTA GORDA
Total de medicamentos                           525.785,000 unidades
Valor total de medicação dispensada           R$77.174,21


RELATÓRIO SEMESTRAL DA FARMACIA DE  RESPONSABILIDADE DO ESTADO
Processos administrativos        184 encaminhados
Medicamentos                  9.384 unidades
Processos Judiciais             254 encaminhados
Medicamentos                 18.225 unidades
Protetor solar                 964  usuários
Usuários de fraldas             22 usuários
Fraldas distribuídas             15.938 unidades

RELATÓRIO SEMESTRAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ANTA GORDA
Declaração de nascidos vivos           33
Declaração de óbitos                      25
Exames laboratoriais  SUS            2218
Mamografias SUS                        120
AIHs                                           215
Viagens/ Usuários                       3100




]]>
Refis municipal é a oportunidade para acertar as contas. Fri, 19 Jul 2019 10:08:11 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1496/?refis-municipal-e-a-oportunidade-para-acertar-as-contas.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1496/?refis-municipal-e-a-oportunidade-para-acertar-as-contas.html
O Inspetor Tributário Claudio Guzzi ressalta que a maioria das dívidas dizem respeito a impostos em atraso, parcelas de programas como o Pró-morar, água, telefonia, horas de máquinas e outros e que o contribuinte estando inadimplente está impedido de ser atendido novamente pelo município, sendo necessário saldar os débitos primeiro.
O prefeito Celso Casagrande e a Vice-prefeita Madalena Gehlen Zanchin reforçaram a importância de que cada contribuinte que se encontra com pendências junto ao erário público aproveite a oportunidade do Refis, que é um Programa de Regularização Fiscal, que permite e facilita ao devedor regularizar suas pendências junto ao município. “O Refis permite saldar a dívida com o desconto de 100% de juros e multa, no caso do pagamento a vista, ou parcelar em diversas vezes, recebendo descontos proporcionais”, é uma oportunidade que para quem precisa e quer se regularizar”, destacaram o prefeito e a vice.
Celso frisou que este montante da dívida dos contribuintes junto ao município, que supera os R$ 1,4 milhões se fosse quitado permitiria ao município realizar novas ações e investimentos importantes para viabilizar o desenvolvimento local. Permitindo melhorar serviços já prestados, atendimento e gerar mais oportunidades para todos.
O decreto de nº 3.115/2019 de 15 de fevereiro de 2019 reativa o programa de recuperação fiscal e fixa o prazo de adesão para 31 de dezembro de 2019, permitindo que o contribuinte inadimplente quite sua dívida com 100% de descontos em multas e juros, se pagar à vista o valor do débito. O Programa também permite o parcelamento da dívida em até 200 vezes, dependendo do montante de parcelas, são reduzidos os valores dos juros e multas.]]>
Academia ao ar livre deverá ser inaugurada em breve Thu, 18 Jul 2019 16:06:40 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1495/?academia-ao-ar-livre-devera-ser-inaugurada-em-breve.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1495/?academia-ao-ar-livre-devera-ser-inaugurada-em-breve.html A Academia ao ar livre deverá servir a toda a comunidade itapuquense, que disporá dos equipamentos e espaço de forma gratuita para a realização de suas atividades físicas.

Conforme a secretária de Educação, Dóris Mari Fellini Dallé, o recurso (R$ 19.760,00) para a implantação é da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer tendo mais R$ 5,2 mil como contrapartida do município.   O projeto foi encaminhado e aprovado com base na Lei Pelé.  

Para a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Afonso Antonelli, a academia ao ar livre para a comunidade, é muito importante, pois possibilitará às pessoas o acesso gratuito, e de forma fácil para realizar exercícios.

         A inauguração da obra está prevista para acontecer no reinício das aulas, com data ainda a ser definida.

]]>
Celso e Cilas pedem o aumento do efetivo da BM Thu, 18 Jul 2019 15:55:38 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1494/?celso-e-cilas-pedem-o-aumento-do-efetivo-da-bm.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1494/?celso-e-cilas-pedem-o-aumento-do-efetivo-da-bm.html Na terça-feira, dia 16 de julho, o Prefeito Celso Casagrande acompanhado pelo Vereador Cilas Rodrigues (MDB) estiveram em Porto Alegre, junto a Secretaria Estadual de Segurança Pública pleiteando o aumento do efetivo para a cidade de Anta Gorda e região.

       Na oportunidade foram recebidos pelo Delegado de Polícia Enio Gomes de Oliveira, que atua como Chefe de Gabinete do Vice-Governador e atual Secretário de Segurança do Estado, Dr. Ranolfo Vieira Junior, quando expuseram a situação alarmante que vive Anta Gorda e os demais municípios da região. Segundo o prefeito Celso, Anta Gorda conta apenas com seis brigadianos efetivos para atender também o município vizinho de Dr. Ricardo. O que impossibilita a realização de uma escala de trabalho condizente com a necessidade, permitindo que criminosos se valham da falta de policiamento para cometer crimes.

       Cilas destacou que Anta Gorda vem sofrendo uma onda de assaltos a residências e empresas e as pessoas tem se sentido desprotegidas pelo Poder Público em função da falta da presença e atuação dos profissionais da área da segurança.

       Tanto Cilas como Celso reforçaram ao delegado Gomes a necessidade urgente de pelo menos dobrar o número de efetivo, de seis para 12 brigadianos, para que se possa realizar uma escala de trabalho que atenda de modo eficiente as necessidades da região.

]]>
Projeto de Férias de Inverno na Biblioteca atende cerca de 60 crianças Wed, 17 Jul 2019 17:28:38 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1493/?projeto-de-ferias-de-inverno-na-biblioteca-atende-cerca-de-60-criancas.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1493/?projeto-de-ferias-de-inverno-na-biblioteca-atende-cerca-de-60-criancas.html A Biblioteca Municipal Cecilia Meireles de Anta Gorda está realizando pelo segundo ano o Projeto de Férias, que neste ano terá duração de seis dias.

         O projeto se desenvolve na parte da tarde, nas segundas, quartas e sextas-feiras e cada criança leva sua mochila, com água, toalhinha e lanche. O lanche é determinado pela coordenação que estabelece o cardápio de cada dia.

         No projeto, segundo a bibliotecária e monitra Talia Lourenço se desenvolvem diversas ações como o artesanato, brincadeiras ao ar livre, brinquedoteca. Neste ano, a novidade é o passeio pela Rota Turística de Anta Gorda, valorizando bastante o tema da FestLeite, que é a produção de leite e nozes pecãn. Neste passeio tem como roteiro previsto a residência de Luizinho Pitol, onde serão conhecidas a produção de nozes e ovelhas, em seguida será visitada a propriedade de Jerson Culau para conhecer o confinamento de gado leiteiro e para as crianças terem contato com os terneirinhos em fase de amamentação, em seguida será visitada a Ervateira Itapuca, onde acontecerá uma aula prática sobre o processo e elaboração de erva-mate. Após será visitada a Igreja São José do Patrocínio, onde se encontra um dos maiores campanários do RS e por fim será visitada a Gruta de Itapuca, onde será realizado um lanche. No retorno está prevista a visita à propriedade de Paulo Ferraboli, um dos vencedores da FestLeite. O objetivo deste passeio é reforçar o tema da FestLeite junto às crianças.

Para a bibliotecária e monitora Marta Helena Dalpasquale, as atividades oferecidas para as crianças são muito interessantes para que tenham a oportunidade de se integrar, brincar e conhecer realidades diferentes.

Marta reforçou que o projeto, contou com um período de inscrições, além disso, existem crianças que já participam dos projetos da biblioteca o ano inteiro, sendo assim, o projeto foi desenvolvido visando este público, porém, para as próximas férias as inscrições já estão abertas.

         Entre as atividades desenvolvidas também está o teatro, a leitura, a hora do conto, recreação, parquinho, entre outras atividades como a hora do cinema, a gincana, jogos, proporcionando integração entre alunos de 3 a 12 anos de várias escolas e creches. 

]]>
Professores participam de formação pedagógica Tue, 16 Jul 2019 14:39:22 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1492/?professores-participam-de-formacao-pedagogica.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1492/?professores-participam-de-formacao-pedagogica.html Os professores da rede municipal, estadual e particular de ensino, de Anta Gorda, estão aproveitando o recesso escolar para se capacitar com o projeto Formação Pedagógica que segue até a quinta-feira, 18. O objetivo é trabalhar conhecimentos e se atualizar.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus sedia os encontros que tiveram início nesta segunda-feira, 15, com o tema Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ministrada pela representante da Universidade La Sale, polo Passo Fundo, Juliana da Silva.

Hoje, terça-feira, 16, o consultor Eduardo Kauffmann, especializado em tratamento à dependência química abordará junto aos profissionais de ensino o tema “Prevenção ao uso/abuso do álcool, tabaco e outras drogas”. Na quarta-feira, 17, o assunto debatido será “Educação Infantil, desafios do cotidiano escolar, normas, rotinas e outras possibilidades”. Por fim, na quinta-feira pela manhã haverá abordagem da música em um trabalho interdisciplinar – Possibilidades e Inspirações para o Desenvolvimento Humano. À tarde será trabalhada a neurolinguística no ambiente escolar.

A Secretária de Educação, Cultura e Turismo  Dóris Fellini Dallé, avalia o projeto que já é desenvolvido há alguns anos. “Como professores nós sempre temos dúvidas, precisamos de orientação, estudar assuntos que são problemáticas em nosso cotidiano escolar e discutir o fazer pedagógico. Está sendo muito proveitoso. É uma semana recheada de conhecimento”, destacou.

]]>