RSS Anta Gorda - RS Notícias de Anta Gorda/RS Sat, 22 Feb 2020 12:57:11 -0300 Sat, 22 Feb 2020 12:57:11 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://antagorda.rs.gov.br/rss Aulas iniciaram em toda a rede municipal Fri, 21 Feb 2020 10:56:35 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1840/?aulas-iniciaram-em-toda-a-rede-municipal.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1840/?aulas-iniciaram-em-toda-a-rede-municipal.html Para a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Doris Felini Dallé, o período de férias foi de intenso trabalho, na manutenção e melhoria das escolas, preparação de treinamentos para professores e planejamento do ano letivo. “Esperamos um ano letivo muito profícuo a todos”, ressaltou Doris desejando um excelente trabalho a todos.

 

Evento motivou professores

 

Para marcar o início do ano letivo a secretaria realizou um evento de preparação que contou com a palestra do professor Arildo Miguel Crespan da cidade de Frederico Westphalen que motivou o grupo com seu exemplo de vida, perseverança e trabalho. Crespan falou da importância de levar Deus às escolas, por meio do amor, da doação e dos bons exemplos de atitudes positivas.

Além da palestra, foi apresentado o calendário escolar 2020 e o tema para o ano. “Felizes os educadores que aprendem a fazer da ação de cada dia, a semente para a nova sociedade”.

A secretária Doris ressaltou os principais projetos do ano, realizados em parceria com o Programa União Faz a Vida do Sicredi, que focará na formação dos professores e dos líderes escolares.

Além disso, ficou definido que o processo de formação dos professores será contínuo durante o ano, no turno da noite, ao invés de ser durante as férias de julho.

Entre os eventos de maior relevância para o ano está a palestra com Max Haetinger, que falará sobre a escola que encanta e transforma vidas.

No decorrer do ano letivo a Secretaria estará contratando profissionais para trabalhar a implantação da Base Comum Curricular (BNCC), que em Anta Gorda, foi adaptada para a realidade local e tem a pretensão de trabalhar habilidades e competências, focando no estímulo do uso do conteúdo na vida das pessoas, estimulando o protagonismo do aluno e este a se colocar no lugar do outro.

]]>
Veículo do Dissemina liberado para uso Fri, 21 Feb 2020 10:44:42 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1839/?veiculo-do-dissemina-liberado-para-uso.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1839/?veiculo-do-dissemina-liberado-para-uso.html A camionete do Projeto Dissemina que estava no município, mas inicialmente tinha autorização de uso apenas para ações exclusivas do projeto de inseminação, agora está liberada e pode ser usada livremente pela secretaria.

A Secretaria de Agricultura, por meio do secretário Joelmo Balestrin, há tempos tem buscado a liberação do uso da camionete junto ao Governo do Estado sem sucesso, agora o uso foi liberado e a Secretaria pode dispor de um veículo para realizar suas funções junto aos produtores rurais.

]]>
Chiamulera participa de treinamento da + Brasil Fri, 21 Feb 2020 10:22:54 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1838/?chiamulera-participa-de-treinamento-da--brasil.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1838/?chiamulera-participa-de-treinamento-da--brasil.html O engenheiro Civil de Anta Gorda Dagoberto Chiamulera esteve na primeira turma do treinamento oferecido pela regional de Caxias do Sul da Caixa Econômica Federal, visando difundir o conhecimento sobre o funcionamento da Plataforma + Brasil.

Segundo o engenheiro a Plataforma irá incorporar o

Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), a qual é uma ferramenta web que vai integrar as bases de gestão de transferências de recursos da União. O objetivo é que o sistema online seja também um instrumento de acompanhamento das políticas públicas.

Dessa forma, o SICONV será incorporado à plataforma e permanecerá em seu ciclo de evolução como um módulo. O objetivo é que, com uma base única, sejam aprimoradas as medidas de integridade e transparência. O + Brasil será formado por três aplicativos.

A Plataforma +Brasil nasce como uma resposta à necessidade de melhoria da gestão dos diversos tipos de transferências de recursos pela União, neste sentido todo o processo de cadastramento de projetos será on line, todos os documentos referentes a um projeto, antes enviado no formato físico para o governo, agora serão digitais.

Entre as vantagens estão a maior transparência e controle social. A plataforma integra diferentes sistemas de cada uma das transferências da União, facilitando a operacionalização das diversas modalidades de transferências e descentralizações de recursos.

Para o gestor. O acesso a uma plataforma centralizada promove uma gestão pública mais íntegra, integrada, inovadora, simples, efetiva e transparente.

Para o cidadão. Com dados abertos atualizados diariamente, o cidadão poderá acompanhar a execução de políticas públicas.

Agora os municípios repassarão os projetos diretamente para os ministérios e posteriormente virão para a Caixa. Na visão do engenheiro, a medida deverá agilizar bastante os processos, porém, neste primeiro momento ainda há uma incerteza.

]]>
Carnaval Infantil vai ser na praça Fri, 21 Feb 2020 10:07:35 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1837/?carnaval-infantil-vai-ser-na-praca.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1837/?carnaval-infantil-vai-ser-na-praca.html A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo está organizando a folia, que iniciará às 16 horas de domingo, dia 23, na Praça Prefeito Genoíno Dallé, no centro da cidade de Anta Gorda.

A secretária de Educação Doris Fellini Dallé ressalta a importância de as crianças se divertirem, conhecer mais sobre as tradições do Carnaval e se integrarem, ela convidou a todos para vestirem suas fantasias e vir prestigiar o evento, que contará com muitas surpresas.

 

]]>
Merendeiras e serventes receberam capacitação Fri, 21 Feb 2020 09:56:36 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1836/?merendeiras-e-serventes-receberam-capacitacao.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1836/?merendeiras-e-serventes-receberam-capacitacao.html A capacitação, exigida pela Vigilância Sanitária para todos os profissionais que manipulam alimentos, foi ministrada pela Nutricionista Tatiane Turatti da LUMECEP de Encantado.

Entre as temáticas do curso foram abordadas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs); Tipos de microorganismos; Higienização (Limpeza e Sanitização) do ambiente, equipamentos, alimentos e manipuladores; Cuidados com os Alimentos em todas as etapas (recebimento, manipulação, conservação, armazenamento, preparo e distribuição); Importância da utilização dos termômetros para monitorar a temperatura dos equipamentos e alimentos; Legislação vigente; Perigos e Riscos; Higiene e Saúde dos Manipuladores.

 

Segundo a nutricionista Daniele Cauduro da Secretaria Municipal de Educação, são oferecidos dois cursos por ano às funcionárias responsáveis pela higienização das escolas e pela preparação da alimentação escolar. Estas capacitações são uma oportunidade de integração, troca de experiências e muito aprendizado. “Este curso de boas práticas foi de extrema importância, pois nele foram trabalhados procedimentos a serem seguidos diariamente nas cozinhas das escolas, buscando garantir a segurança do alimento e desta forma oferecer aos nossos alunos alimentos de qualidade”, ressaltou Daniele.

]]>
Hospital anuncia credenciamento na Unimed Thu, 20 Feb 2020 14:35:47 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1834/?hospital-anuncia-credenciamento-na-unimed.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1834/?hospital-anuncia-credenciamento-na-unimed.html Na manhã de quinta-feira, 20 de fevereiro, a direção do Hospital Padre Catelli de Anta Gorda comandada por Sandra Bresciani, em conjunto com a administradora Regina Fachinetto, prefeita Madalena Gehlen Zanchin, presidente do STR, Delmar Moresco, médicos Jorge Hurtado e Giovani Baldiserra e o empresário Alvimar Tremea anunciaram o credenciamento do hospital à Unimed, após empreenderem um grande esforço na atualização de documentos, realização de investimentos, organização e reestruturação.
O atendimento era reivindicado pela população em virtude de um grande número de pessoas possuir plano de saúde da Unimed no município, proporcionado em grande parte por meio do STR e da empresa Diamaju Agrícola.
A administradora Regina Fachinetto esclareceu que o hospital recebeu o deferimento do credenciamento. No dia 6 de março, a equipe da Unimed estará no Hospital e posterior a isso o hospital deverá estar apto a atender pelo convênio atendimentos ambulatoriais, internações e exames de raio X.
Atendem no Hospital pela Unimed os médicos Giovani Baldiserra e Itacir Zignani que voltou a implantar seu consultório junto ao hospital.
Segundo a presidente Sandra Breciani, o hospital também está credenciado em outros planos como o IPE e o Capergs, no IPE o credenciamento é global para atendimentos no hospital e médico.
A prefeita Madalena Gehlen Zanchin ressaltou a importância da união e do esforço coletivo, agradeceu a todos pelo empenho e enfatizou que o trabalho continua, e que para o próximo mês mais novidades deverão ser anunciadas.
O empresário Alvimar P. Tremea se emocionou ao falar do trabalho que está sendo realizado junto ao hospital. “Creio que estamos conseguindo reerguer o hospital com muito trabalho e dedicação, apoio e trabalho voluntário de muita gente, isso é muito gratificante e importante, por isso, precisamos agradecer a todos que estão colaborando”.
Delmar Moresco falou da importância de os associados do STR poderem contar com o apoio da Unimed. “Fazemos um esforço para que nosso associado tenha plano de saúde e outro esforço maior ainda para que ele possa ser atendido com comodidade pelo seu plano de saúde, as pessoas precisam ser atendidas aqui, precisam receber atenção em sua cidade”.
A presidente do Hospital, Sandra Bresciani agradeceu imensamente a atenção dispensada pela direção da Unimed, pelos empresários locais, presidente do STR e demais apoiadores, pessoas voluntárias que estão trabalhando e doando para o hospital. “Me sinto muito feliz em poder dar esta notícia e dizer que já fizemos muito, mas que em breve teremos mais coisas boas para divulgar”, ressaltou Sandra agradecendo a todos.







]]>
Projeto Férias de Verão integrou crianças na Biblioteca Cecília Meireles Thu, 20 Feb 2020 13:41:46 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1833/?projeto-ferias-de-verao-integrou-criancas-na-biblioteca-cecilia-meireles.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1833/?projeto-ferias-de-verao-integrou-criancas-na-biblioteca-cecilia-meireles.html O projeto de Férias de Verão da Biblioteca Cecília Meireles chama a atenção pela empolgação das crianças que participam. O projeto ocorreu entre os dias 13 de janeiro a 14 de fevereiro 2020.

Conforme a bibliotecária Thalia Lourenço, o projeto superou as expectativas, quando cerca de 65 alunos de 1 a 14 anos participaram do projeto divididos em três turmas.

Os encontros aconteceram nas segundas, quartas e sextas-feiras das 13hs ás 17hs, quando diversas atividades foram realizadas, entre elas, gincana dos heróis, cinema na biblioteca, construindo seu monstro, karaokê, contacão de histórias,  trabalhos sobre a paz e o bullying.

Segundo Thalia, as brincadeiras na brinquedoteca  foram a grande novidade. Além disso, aconteceram muitas brincadeiras ao ar livre, parquinho e praça. As crianças também foram estimuladas a escrever uma carta para um amigo. O projeto proporcionou  integração entre as crianças de várias  faixas   etárias e escolas diferentes, além de atividades lúdicas.

Conforme relatos das crianças e pais que acompanharam o projeto, as tardes na biblioteca foram maravilhosas. Houve muita brincadeira diversão e entretenimento, sempre contando com atividades diversificadas para o período de férias.

Em cada edição, as crianças visitam pontos turísticos do município valorizando a cultura local.

Neste ano o roteiro do passeio foi a Vinícola Parizotto. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o cultivo da uva, e processo da fabricação de sucos e vinhos. E no final da visitação houve degustação de uva e suco produzido na propriedade.

Em seguida, o passeio se dirigiu ao Condomínio Avícola Dália, onde foi possível observar a dimensão do trabalho que está sendo realizado pela Cooperativa Dália Alimentos no município.

A parada para o lanche foi na Gruta Nossa Senhora do Caravaggio, localizada na Linha Ferronato.

E para finalizar as férias escolares, o evento mais esperado por todos, o Carnaval Infantil Molhado. Uma tarde de muita água, diversão alegria e brincadeiras com piscinas e lanches saborosos. No final da tarde, cada criança recebeu o certificado de participação do Projeto. Thalia deixa um convite para as crianças que desejam participar do projeto Biblioteca Ativa em sua 2ª edição, que as inscrições abrem a partir do dia 12 de março de 2020. E vão até o dia 20 de março de 2020. Mais informações com a Bibliotecária Thalia.

       Todo o projeto foi acompanhado pelas conselheiras tutelares e atendentes da Emei Girassol.

]]>
Madalena participa de reunião do Consisa Tue, 18 Feb 2020 17:09:09 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1832/?madalena-participa-de-reuniao-do-consisa.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1832/?madalena-participa-de-reuniao-do-consisa.html A prefeita de Anta Gorda Madalena G. Zanchin esteve participando nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, da reunião do Consisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari) na sede da AMVAT na cidade de Estrela.

Entre os assuntos em pauta a aprovação das Contas do Consisa, reposição salarial, valor de diárias, ressarcimento de despesas e vale alimentação. destinação de resíduos  sólidos, alterações estatutárias e assuntos gerais.

Madalena ressaltou que entre os assuntos de maior interesse está a iluminação pública, que prevê a possibilidade de os municípios contratarem uma empresa para fazer um levantamento da situação e um projeto de eficiência energética, e com base no levantamento que esta empresa fizer, o município poderá fazer uma licitação, para aquisição de lâmpadas de led, e os municípios poderão realizar as trocas de lâmpadas. E esse custo, seria diluído na conta do consumo de energia. “É um projeto importante para melhorar a eficiência energética dos municípios”, frisou Madalena.

A situação dos resíduos sólidos também contou com decisões importantes. “Se autorizou o Consisa a contratar uma empresa para fazer uma avaliação da quantidade de lixo que cada município produz, para se ter uma noção do montante de lixo produzido no Vale do Taquari, visando a busca de uma solução conjunta mais moderna, com sistemas já implantados na Europa para a destinação dos resíduos sólidos”, esclareceu a prefeita enfatizando que são estudos preliminares para se reduzir custos e destinar de forma mais eficiente os resíduos sólidos.

O Consisa atualmente é presidido pelo prefeito de Arroio do Meio Klaus Werner Schnack, que tem buscado ampliar a atuação do Consisa em outras áreas, além da saúde.

 

]]>
Aulas iniciam em toda a rede municipal Tue, 18 Feb 2020 09:33:50 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1831/?aulas-iniciam-em-toda-a-rede-municipal.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1831/?aulas-iniciam-em-toda-a-rede-municipal.html  Depois do período de férias, um descanso para os professores, agora chegou a hora de retomar as atividades.

Para a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Doris Felini Dallé, o período de férias foi de intenso trabalho, na manutenção e melhoria das escolas, preparação de treinamentos para professores e planejamento do ano letivo. “Esperamos um ano letivo muito profícuo a todos”, ressaltou Doris desejando um excelente trabalho a todos.

]]>
Campeonato Municipal de Bochas iniciou neste sábado Mon, 17 Feb 2020 17:57:06 -0300 https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1829/?campeonato-municipal-de-bochas-iniciou-neste-sabado.html https://antagorda.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1829/?campeonato-municipal-de-bochas-iniciou-neste-sabado.html Ocorreu no último sábado, 15, o início do Campeonato Municipal de Bochas categoria Masculina 16 metros. As comunidades de Dossena, Cabral e Tunas sediaram as disputas paralelamente.

A primeira rodada do campeonato contou com a participação de 12 equipes, divididas em duas chaves. A disputa final acontecerá entre as quatro melhores equipes.

As equipes estão divididas em duas chaves.

Chave A: Dossena, Cabral B, Tunas, Linha Quinta, Amigos da Bocha, Linha Terceira Giusti.

Chave B: Cabral A, Linha Quarta, Moquenzinho, Linha Terceira Caravagio, Linha Primeira Bochofilos.

Veja os resultados das disputas no carnê em anexo.

]]>