Educação - Segunda-feira, 10 de Junho de 2024

PROJETO CRESCER SAUDÁVEL

No mês de maio iniciaram-se as atividades do Projeto Crescer Saudável com a Oficina “Aromas e Sabores".

O projeto é realizado numa parceria da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde, EMATER, Clube de Mães Paz e Amor, Associação dos Clubes de Mães e Sicredi.

A primeira oficina aconteceu na Escola Municipal Caetano Periolo da Linha Pedro Álvares Cabral, onde os alunos auxiliaram na preparação de um pastel assado recheado com carne suína moída, nesta receita foi utilizado a erva aromática Levisticum officinale, conhecida popularmente como Knor. Também prepararam um suco de abacaxi adoçado com a Stevia rebaudiana, planta estévia.

A oficina culinária com a participação das crianças tem como objetivo central envolver, divertir e proporcionar brincadeiras incentivando o prazer de cozinhar.

Este projeto é coordenado pelas Nutricionistas Daniele e Daiane, pela etensionista Social Marta Pin Rossin

Conforme as coordenadoras do projeto, quando inserimos a alimentação nesse universo lúdico, associamos cores, texturas, sabores, cheiros e modos de preparo dos alimentos a sentimentos positivos, de diversão e conexão com os colegas, amigos e família. E, desta forma, facilitamos o aprendizado de temas variados como a importância da alimentação para a promoção da saúde. O objetivo da utilização das ervas aromáticas na alimentação é de atribuir aromas e sabores aos alimentos e desta forma reduzir o açúcar, o sal, adoçantes artificiais e os temperos industrializados na preparação das receitas.

A segunda oficina, foi no dia 06 de junho e envolveu a participação dos alunos do 5º ano do Colégio ESI – Santa Teresinha, que também colocaram a mão na massa e auxiliaram na preparação do pastel e do suco.

Ao final dos encontros, todos os participantes degustaram os alimentos preparados e levaram para casa uma muda de cada erva aromática utilizada na oficina.

Confira as fotos dos encontros.